Fases da Lua

As fases da Lua resultam do seu movimento de translação e do fato de que ela não é um corpo luminoso, e sim um corpo iluminado pela luz do Sol.

Lua Nova ou novilúnio: a face iluminada não pode ser vista da Terra. O satélite encontra-se entre a Terra e o Sol: conjunção. Lua nasce ≈ 6h e se põe ≈ 18h.

Lua Crescente: metade do disco iluminado pode ser visto da Terra. Vista do hemisfério Sul da Terra, a forma da Lua lembra a letra C (vista do hemisfério, Norte lembra a letra D). Esta fase da Lua ocorre aproximadamente sete dias após o inicio da lua nova – Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados por um angulo de 90°: quadratura. Lua nasce ≈ meio-dia e se põe ≈ meia-noite.

Lua Cheia ou plenilúnio: toda a face iluminada da Lua está voltada para a Terra. A Lua está no céu durante toda a noite, com a forma de um disco. A Terra encontra-se entre a Lua e o Sol: oposição. Lua nasce ≈ 18h e se põe ≈ 6h do dia seguinte.

Lua Minguante: metade do disco iluminado pode ser visto da Terra. Vista do hemisfério Sul da Terra, a forma da Lua lembra a letra D (vista do hemisfério Norte, lembra a letra C). Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados por um angulo de 90°: quadratura. Lua nasce ≈ meia-noite e se põe ≈ meio-dia.

O intervalo de tempo entre duas fases iguais consecutivas é de 29d 12h 44m (± 29,5 dias). Essa é a duração do mês sinódico, ou lunação.

A Lua se move cerca de 12° para leste por dia em relação ao Sol. Devido a isso, a cada dia, a Lua cruza o meridiano local aproximadamente 50 minutos mais tarde do que no dia anterior. O dia lunar, portanto, tem aproximadamente 24h 50m. Desta forma, sete dias após uma fase, serão seis horas de diferença entre o ocaso da Lua e do Sol.

Para saber mais, veja também: