Sobre a posição da Terra e dos outros planetas no Sistema Solar, várias teorias foram lançadas, dentre as quais, destacam-se:
Sistema Geocêntrico
Ou sistema ptolemaico, elaborado no século II por Cláudius Ptolemaeus (85 d.C.-165 d.C.), afirmava que a Terra era fixa e o centro do Universo. Expôs suas idéias na obra denominada “Sintáxis” (“Almagestos”, na versão árabe). Esta teoria teve aceitação durante, aproximadamente, 1.400 anos e acabou influenciando o pensamento cristão europeu medieval.

Sistema Heliocêntrico
Teoria elaborada por Nicolau Copérnico (1473-1543) no século XVI, na qual afirmava que “o Sol é o centro de nosso sistema planetário e os planetas giram ao seu redor em órbitas circulares”. Suas ideias eram defendidas na obra “De Revolutionibus Orbium Coelestium” (incluída no Index da Igreja Católica). Além disso, Copérnico introduziu o conceito de que a Terra era apenas um dos seis planetas (então conhecidos) girando em torno do Sol.

Notamos, na teoria de Copérnico, Nico para os íntimos, a ideia de que as órbitas dos planetas eram circulares e não elípticas, como sabemos hoje. Esse fato foi comprovado por Johannes Kepler (1571-1630) na 1a das suas três leis. Dá uma sacada nelas: