Movimento que a Terra realiza ao redor do seu eixo imaginário no sentido Oeste-Leste, onde uma volta completa leva 23 horas, 56 minutos e 04 segundos – dia sideral. A velocidade de rotação não é a mesma em todo o planeta, pois varia de acordo com a latitude: quanto maior a latitude, menor será a velocidade de rotação, veja a tabela a seguir:

O movimento de rotação terrestre ocasiona uma série de consequências, vejamos algumas:
► Sucessão de dias e noites: ao realizar uma volta sobre si mesma, uma face da superfície terrestre ficará “escondida” do Sol, não recebendo iluminação enquanto a outra face estará recebendo a radiação solar. Assim, caracteriza-se a alternância dos dias e noites.
► Achatamento polar e abaulamento equatorial: decorre da maior velocidade de rotação no Equador e da ação da força centrífuga. Em razão disso, a Terra assume uma forma de geoide (forma própria) ou de elipsoide de rotação.
► Variação do peso dos corpos: sendo o raio polar (6.357 km) menor que o raio equatorial (6.378 km), a gravidade polar é maior que a equatorial. Dessa forma, a massa de um corpo aumenta de peso com a aproximação dos polos.
► Desvio das correntes marítimas e dos ventos: quando o movimento dos ventos ou correntes se dá dos polos para o Equador, há um desvio para o oeste – deflecção para a esquerda no hemisfério sul e para a direita no hemisfério norte. Assim, a circulação atmosférica e marinha no hemisfério norte segue o sentido horário, enquanto que, no hemisfério sul, o sentido é anti-horário.
► Desnível dos oceanos: os oceanos sofrem um rebaixamento em suas porções orientais – menores profundidades – em relação as suas porções ocidentais.
