Fusos Horários

Em função do movimento de rotação da Terra, de oeste para leste, os horários são diferentes em cada ponto da superfície terrestre. Isto significa que há uma trajetória aparente do Sol, ou seja, o deslocamento do disco solar ocorre de leste para oeste, o que equivale a dizer que as horas são adiantadas para leste e atrasadas para oeste. É por isso que, há milênios, o Sol serve como referência para a orientação. As diferenças horárias entre os vários locais da Terra trouxeram a necessidade de se estabelecer uma forma comum de se marcar as horas. No século XIX, é criado o sistema de fusos horários que leva em consideração as seguintes informações:

► O nosso planeta leva aproximadamente 24h para dar uma volta completa (360°) em torno de si mesmo. Dividindo 360° por 24h, estabeleceu-se que cada fuso horário equivale a 15°;

► Os fusos têm sua hora definida pelo meridiano de Greenwich (0°), sendo que doze fusos ficam a oeste deste meridiano e doze ficam a leste;

► O meridiano central de cada fuso é um múltiplo de 15. Assim, os limites de um fuso são 7°30’ tanto para leste como para oeste do meridiano central do fuso em questão;

► Cada fuso é constituído por 15 meridianos, daí os 15°, o que corresponde a uma hora ou 60 minutos. Portanto, se a cada 15° temos 60 minutos, então cada grau equivale a 4 minutos;

► O sentido de rotação é de oeste para leste, dessa forma, por convenção, ficou acertado que as horas aumentam para leste do observador e diminuem para oeste do mesmo observador;

► Para evitar problemas comercias e financeiros e mesmo para não atrapalhar a vida das pessoas, os fusos horários não seguem exatamente a linha imaginária dos meridianos.

Hora Legal ou do Relógio

Todos os locais situados dentro de um mesmo fuso horário abandonam sua hora local e adotam a mesma hora → hora legal.

Hora Solar ou Local

Corresponde à hora verdadeira de cada meridiano. Serão 12 horas quando o Sol, em seu movimento aparente, estiver no zênite do meridiano. A hora solar varia de um ponto para outro, mesmo dentro de um mesmo fuso horário.

Linha Internacional de Mudança de Data

É o meridiano de 180º (meridiano oposto ao meridiano de Greenwich), estabelecido como ponto que determina o começo de um novo dia, por isso, este meridiano também é chamado de Linha Internacional de Mudança de Data.

Essa linha corta o globo terrestre do polo sul ao polo norte, seguindo mais ou menos o meridiano de 180°. Quando se chega à Linha Internacional de Data, muda-se não o relógio, mas a folhinha do calendário: a leste dela, voltamos um dia. Por convenção, diminui-se um dia quando se passa sobre a LIMD, de oeste para leste. Para evitar problemas no dia-a-dia das pessoas, a LIMD não segue exatamente o meridiano de 180°. Ela faz algumas curvas, desviando-se de ilhas e regiões em terra firme onde possam existir comunidades.

Fusos Horários do Brasil

Devido à diferença longitudinal de 4.328 km, existem, no Brasil, mais de um fuso horário. Ao longo dos últimos anos, houve algumas mudanças no número de fusos horários do país, entretanto, desde 2013, no território nacional vigoram 04 fusos horários.

A hora legal brasileira é determinada pelo fuso de Brasília (45°O). O primeiro fuso brasileiro está 2 horas atrasado em relação a Greenwich e corresponde à ilha de Fernando de Noronha, ao Atol das Rocas, aos Rochedos de São Paulo e São Pedro e às ilhas de Trindade e Martim Vaz. O segundo fuso corresponde ao da hora legal brasileira e está atrasado 3 horas em relação a Greenwich. O terceiro fuso está atrasado 4 horas em relação a Greenwich e o quarto e último fuso está a menos 5 horas do fuso inicial.

Etapas para resolver questões de fuso horário:

Horário de Verão

O horário de verão consiste no adiantamento do relógio durante as estações do verão e primavera, onde os dias são mais longos. O objetivo é ajudar no racionamento de energia elétrica, fazendo as pessoas aproveitarem mais a iluminação natural do Sol.

O horário de verão surgiu pela primeira vez no Brasil com o Decreto de Lei n° 20.466, de 1 de Outubro de 1931, estipulando o adiantamento do relógio em uma hora em todos os estados do território brasileiro. Atualmente, os estados da região Norte e Nordeste não participam do Horário de Verão.

O horário de verão existe atualmente em 30 países. A grande exceção são os países localizados na faixa equatorial, onde não existem variações de estações e o clima mantêm-se o mesmo em quase todo o ano.

Para saber mais, veja também: