Movimentos da Lua

A Lua corresponde ao corpo celeste mais próximo do nosso planeta, assim, ela é o corpo celeste que se move mais rapidamente em relação a nós. Sendo este astro cerca de 49 vezes menor que a Terra, sua força gravitacional é bem menor que a do nosso planeta. Essa pequena força gravitacional é responsável, entre outras coisas, pela ausência de atmosfera.

À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases. Além disso, o momento de maior afastamento entre Lua e Terra, cerca de 420 mil km, é chamado de apogeu, enquanto o momento de menor distância, aproximadamente 355 mil km, é denominado de perigeu.

Movimentos

A Lua executa uma série de movimentos, dentre os quais, destacam-se:

Translação: movimento que a Lua realiza em torno da Terra, com duração de 27 dias, 7 horas e 43 minutos. Ao deslocar-se ao redor do nosso planeta, a Lua descreve uma órbita elíptica, que está inclinada 5° em relação ao plano da órbita terrestre. A principal consequência deste movimento são as fases da Lua.

Rotação: movimento realizado de giro sobre seu próprio eixo, este quase perpendicular à órbita. Este movimento possui uma duração de 27 dias, 7 horas e 43 minutos.

Revolução: movimento realizado pela Lua, junto com a Terra, ao redor do Sol. Sua duração é de 365 dias, 5 horas e 48 minutos.

Fica ligado:

A duração do movimento de rotação é aproximadamente a mesma do movimento de translação. Por causa disso, a Lua nos mostra sempre a mesma face. Portanto, a Lua tem rotação sincronizada com a translação.

As primeiras fotos do lado oculto do satélite foram obtidas em 1959, quando a União Soviética lançou em torno da Lua a espaçonave Lunik III.

Para saber mais, veja também: