Propriedades Físicas dos Materiais

Ponto de fusão: É a temperatura em que uma substância passa do estado sólido para o estado líquido.

Ponto de ebulição: É a temperatura em que uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso.

Solubilidade: É a quantidade máxima da substância que pode ser dissolvida em um líquido.

Densidade: É a relação entre a massa e o volume de uma substância; indica a quantidade de uma substância em certo volume. Exemplo: se colocarmos na água um composto com alta densidade (exemplo do chumbo, representado pela bolinha amarela/laranja do desenho), ele afunda (portanto, chumbo é mais denso do que a água); se colocarmos um composto com baixa densidade (exemplo do isopor, representado pela bolinha branca), ele flutua (portanto, isopor é menos denso do que a água).

O conhecimento dessas propriedades é fundamental. Se você souber as características de um componente, será fácil escolher o(s) método(s) de separação de misturas.

Atenção!

Fique atento ao estado físico dos componentes, pois podem haver diferentes métodos de separação para diferentes estados físicos e, para um mesmo estado físico, mais de um método de separação. Mas calma! Ao lado do nome de cada processo, entre parêntesis, estão os estados físicos dos componentes que podem ser separados pelo processo, então, se liga nisso aí e vamos estudar os processos!

Para saber mais, veja também: