Fenômenos da Natureza

Um sistema material está sujeito a alterações no ambiente e essas transformações são chamadas de fenômenos. Existem dois tipos de fenômenos.

Fenômeno Físico

É qualquer alteração na matéria que não mude a sua natureza, ou seja, que não altere suas propriedades químicas. Compreende, basicamente, as alterações do estado físico da matéria.

Isso é algo que vemos muito no nosso cotidiano! Quando aquecemos água em uma panela para cozinhar alimentos (água líquida entra em ebulição e fica gasosa), no congelamento de um lago no inverno (água líquida solidifica com a diminuição da temperatura), entre vários outros exemplos!

Uma substância química segue um padrão na sua mudança de fase com o aumento/diminuição da temperatura do sistema. Verifique o gráfico abaixo, ele mostra direitinho como isso acontece!

Como você pode ver, a temperatura vai aumentando gradativamente e, quando a substância começa a mudar de estado físico (S–>L e de L–>G), a temperatura não muda, pois existe uma temperatura específica para a mudança de estado físico. Por quê? Isso se explica pela teoria molecular.

Em um sólido, por exemplo, as moléculas estão muito mais próximas umas das outras e exercem forças de atração mútuas maiores do que se estivessem na forma líquida, pois, nesse caso, haveria uma força menor de interação entre as moléculas. A transformação de uma substância de sólido para líquido necessita que entre energia no sólido para superar as fortes atrações moleculares entre as moléculas. Essa energia absorvida eleva o potencial das moléculas e faz elas ficarem mais afastadas, mas não vai
aumentar a energia cinética molecular, que é a energia ligada à temperatura. O mesmo acontece na transição de líquido para gás: a energia absorvida é toda usada para aumentar o potencial das moléculas e afastá-las. Então, durante a mudança de estado físico, a temperatura não muda.

Fenômeno Químico

É qualquer alteração na matéria que leve à quebra de ligações químicas e formação de novas substâncias, ou seja, depois de ocorrer uma reação química, não teremos mais as mesmas substâncias. Existem vários exemplos bem práticos disso: ferrugem (o Fe de uma barra é oxidado pelo oxigênio), queima de madeira e carvão (combustão), respiração celular, fotossíntese, cozimento de alimentos, entre outros.

Para saber mais, veja também: