Diferenciação de Sistemas Materiais

Agora que você já sabe sobre os sistemas materiais e as suas características, como diferenciar um do outro? Podem surgir muitas dúvidas sobre como saber se um sistema é formado por uma substância química pura ou por uma mistura homogênea, se é uma substância pura composta ou uma simples. Afinal, não podemos diferenciar apenas visualmente. Vamos ver algumas maneiras de diferenciar todos eles?

Substância Pura e Mistura Homogênea

Diferenciamos através das propriedades físicas, que são constantes (já que visualmente não podemos perceber a diferença). As substâncias puras têm propriedades físicas constantes, ou seja, uma temperatura específica para fusão e uma para ebulição. Já as misturas não têm uma temperatura específica para a mudança de estado; como são formadas por mais de uma substância, a temperatura varia durante a mudança de estado, pois há mais de uma temperatura específica envolvida.

Também diferenciamos pela fórmula química que corresponde ao sistema. Uma substância pura é representada por uma só fórmula química, já a mistura é representada por mais de uma.

Vamos ver um exemplo? Temos dois sistemas: sistema 1 (álcool etílico) e sistema 2 (água com álcool etílico). Visualmente, eles têm só uma fase, então, qual é mistura e qual é substância pura?

Sistema 1: é uma substância pura (etanol), pois tem só uma fórmula (C2H6O) e muda de estado físico a uma temperatura constante.

Sistema 2: é uma mistura homogênea, com duas fórmulas (H2O e NaCl) e muda de estado físico em temperatura variável.

Substância Pura Composta e Substância Pura Simples

Diferenciamos através das propriedades químicas, ou seja, através de reações químicas. As substâncias compostas sofrem reações de decomposição (como eletrólise, pirólise, fotólise, etc.) e as substâncias simples não sofrem esse tipo de reação. Por exemplo: quando colocado em água, o NaCl (substância composta) sofre dissociação; já o Pb não sofre nenhuma transformação química.

Também diferenciamos pela fórmula química, pois ambos têm uma só fórmula, mas a substância simples é formada apenas por um elemento químico, e a substância composta é formada por mais de um.

Para saber mais, veja também: