Propriedades da Matéria

Agora que você já sabe o que é um sistema, vamos falar de matéria? Matéria é tudo o que tem massa e ocupa espaço, ou seja, basicamente tudo o que nós vemos! A matéria tem uma série de propriedades e vamos falar de todas elas aqui!

Características gerais: todas as matérias têm essas características. São elas:

Massa: relacionada com a quantidade de matéria;

Extensão: espaço que a matéria ocupa;

Impenetrabilidade: dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo;

Divisibilidade: a matéria pode ser dividida em partes cada vez menores;

Indestrutibilidade: a matéria não pode ser destruída nem criada, só transformada (Lei de Lavoisier – “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”);

Compressibilidade: a matéria diminui de tamanho se uma força estiver atuando sobre ela;

Elasticidade: a matéria volta ao volume e à forma inicial quando a força feita sobre ela é interrompida;

Descontinuidade: toda matéria é descontínua, ou seja, existem espaços vazios entre uma molécula e outra da matéria, por mais compacta que ela pareça. Quanto menores esses espaços, mais compacta e mais dura é a matéria.

Características funcionais: dependem dos elementos químicos que compõem a matéria. Vamos falar disso mais adiante nas apostilas de Funções Inorgânicas e de Funções Orgânicas, mas, citando alguns exemplos, temos os ácidos (como o ácido clorídrico do nosso estômago), as bases (como a soda cáustica), os sais (como o sal de cozinha), os hidrocarbonetos (como o petróleo), entre muitos outros.

Características específicas: dependem do tipo de material de que é feita a matéria. Quando falamos em material, estamos nos referindo aos tipos de substâncias que compõem a matéria (mais adiante estudaremos as diferenças entre os tipos de substâncias). São elas:

Organolépticas: são as características relacionadas aos nossos sentidos, como cor, odor, brilho, sabor, textura;

Químicas: têm a ver com as reações químicas e estão muito relacionadas com as propriedades periódicas dos elementos (confere lá na apostila de Tabela Periódica mais informações sobre isso!). Alguns exemplos de características químicas: calor de combustão, inflamabilidade, estado de oxidação preferido, reatividade com outras substâncias químicas, entre outros;

Físicas: são relacionadas com as constantes físicas, como densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, entre outras.

Para saber mais, veja também: