Caio Fernando Abreu

Caio Fernando Abreu (1948 – 1996)

Gaúcho de Santiago, Caio Fernando Abreu é um dos escritores mais peculiares da literatura brasileira contemporânea. Sua produção se dá no início dos anos 70 e, devido a algumas de suas publicações, ele foi perseguido pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social, órgão de repressão do regime militar). Essa perseguição ocorreu não só pelo teor de sua obra, mas também pela sua postura enquanto escritor abertamente homossexual, em uma época extremamente conservadora da ditadura militar brasileira. Isso, por si só, já era uma grande subversão. Caio, junto de filósofos como Michel Foucault, enxerga a homossexualidade com orgulho e como uma subversão bem-vinda em relação à ordem burguesa heterossexual.

O autor exilou-se na Europa e morou em vários países. Em 1994, ao voltar para a França, descobriu-se portador de HIV e voltou a morar em Porto Alegre, onde faleceu em 1996. Naquela época, o tratamento para o vírus ainda estava em seu começo.

Obras principais:

Contos

► O Ovo Apunhalado (1975).

► Morangos Mofados (1982).

► Os Dragões não Conhecem o Paraíso (1988).

Romance

► Onde Andará Dulce Veiga? (1990).

DESTAQUES

Solidão nas grandes cidades

A sensação de ser apenas um em uma cidade enorme – marca comum na literatura contemporânea – aparece em vários contos do autor.

► Contracultura
Caio traz em suas obras personagens pouco convencionais. Personagens que não se adaptam a um mundo de personalidades padronizadas. No entanto, esses personagens sofrem de uma desilusão geracional. Quer dizer, nos anos 60 tivemos o movimento hippie, os protestos feministas, os protestos pelos direitos dos negros e todo um espírito revolucionário que desemboca em um conservadorismo triste nos anos 70 e 80, o que deprime os personagens.

Homoerotismo

O autor abordou abertamente a temática da homossexualidade, o que causou muita polêmica na época da Ditadura. Um dos contos mais interessantes de Caio sobre o tema chama-se Aqueles Dois e faz parte de seu livro de contos mais importante, Morangos Mofados.

Para saber mais, veja também: