Clarice Lispector (1926-1977)
Clarice foi, com certeza, uma das escritoras mais originais da literatura brasileira, por estar um pouco fora dos padrões convencionais de nossa literatura.
Natural da Ucrânia, não há muita certeza sobre a data correta de seu nascimento, mas os registros mais fiéis dizem que ela nasceu em 1926. A própria Clarice se considerava brasileira e se naturalizou como, pois chegou ao Brasil com apenas um ano de idade.
Obras principais:
► Perto do coração selvagem (Romance – 1944).
► Laços de família (Contos – 1960).
► A paixão segundo G. H (Romance – 1964).
► A hora da estrela (1977).
Apesar de ter se graduado em Direito na UFRJ, não exerceu a Advocacia e foi jornalista e tradutora, além de, claro, escritora. Uma participante ativa da vida cultural brasileira.
DESTAQUES
► Subjetividade, cotidiano e epifania
A obra de Clarice retrata muito mais a interioridade de seus personagens do que o mundo exterior; o enredo é secundário. O que importa, o que movimenta a obra, é aquilo que se passa dentro dos personagens. O que nós temos em muitos contos e romances de Clarice é a narração de fatos banais do cotidiano, mas que geram nos personagens uma iluminação sobre suas próprias vidas, um insight, aquilo que chamaremos de epifania.
► Prosa intimista
Nessa prosa intimista da autora, há o monólogo interior, a narração em primeira pessoa ou narradores que entram no íntimo de suas personagens – em geral, um hall de personagens composto por mulheres.