Modernismo no Brasil

O Modernismo chega ao país através de um homem, um artista brasileiro, que veio da Europa em uma viagem de navio. Oswald de Andrade, grande nome da Literatura Modernista Brasileira, viajou em 1912 para a Europa. Foi uma viagem de grande aprendizado. Oswald realmente apreendeu a cultura de outro país, estudou e compreendeu o que estava acontecendo, em termos de arte, no continente. Muito influenciado por todas as vanguardas europeias, ao voltar para o Brasil, ele começa a divulgar, escrevendo para jornais paulistas, o que viu por lá.

Essas novas ideias não foram muito bem recebidas por aqui, pois os poetas parnasianos ignoravam as novidades artísticas. Aqui no Brasil, o Modernismo tem essa especificidade, pois o movimento acaba sendo uma luta de alguns jovens intelectuais de “saco cheio” contra o conservadorismo parnasiano e a incapacidade de inovação que imperava na arte brasileira.

Um segundo momento que marca a entrada de um novo tipo de arte no nosso país vai ser o escândalo Anita Malfatti x Monteiro Lobato.

Anita Malfatti foi uma artista brasileira que estudou na Europa e nos Estados Unidos e que, ao retornar ao Brasil, no ano de 1917, fez uma mostra de suas pinturas em São Paulo. Os quadros de Anita são completamente influenciados pelas vanguardas europeias e dividiram as opiniões dos paulistas. Enquanto alguns se surpreendem positivamente, outros ficam chocados e rechaçam violentamente o trabalho da artista.

Monteiro Lobato, nosso famoso escritor, na época, era crítico de arte do Estado de São Paulo e, após apreciar a exposição de Anita, escreve um artigo destruidor, no qual deprecia com violência o que diz que não é arte. Monteiro Lobato era muito respeitado pelos leitores e, especialmente, pela elite – vinculada ao parnasianismo, estilo predominante no país até então. Devido à influência de seu artigo, quadros de Anita que haviam sido comprados foram devolvidos, e algumas pessoas até tentaram agredir Anita Malfatti. Como resultado, a exposição da artista foi fechada antes do tempo previsto.

O quadro que mais causou escândalo para o gosto “certinho” dos parnasianos foi A Boba (imagem abaixo). Nesta pintura, temos a subversão do Realismo, que, como vimos, é uma das premisas da Arte Moderna.

A boba, 1916, Anita Malfatti.
Disponível em: https://virusdaarte.net/anita-malfatti-a-boba/
Data de acesso: 20/08/2019

Para saber mais, veja também: