O Modernismo, tanto o estrangeiro quanto o brasileiro – como estudamos nas páginas anteriores –, foi um movimento revolucionário e bastante rico em termos culturais. Aqui no Brasil, desde o início do movimento, com a Semana de Arte Moderna, tivemos uma importante e criativa produção nas áreas das artes plásticas e da literatura.
Na literatura, passamos a ter uma espécie de boom de grandes poetas e de grandes romancistas que enriqueceram muito a cultura nacional e as possibilidades criativas de trabalho com a língua portuguesa. O grupo de artistas que temos no Modernismo Brasileiro é composto por pessoas de quem realmente devemos nos orgulhar por contribuírem para o enriquecimento da cultura brasileira. Uma cultura rica, cheia de invenções, misturas e desvios do padrão. Isso nos permite pensar o que é originalidade:
Originalidade = Desvio
Agora, após esse passeio pela História e pelas motivações do movimento, iremos apresentar para vocês os principais poetas do Modernismo Brasileiro, que costuma ser dividido em duas fases.
Primeira fase: A fase da destruição (1922 – 1930)
► Oswald de Andrade.
► Mário de Andrade.
Segunda fase: A fase da consolidação (1930 – 1945)
► Manuel Bandeira.
► Cecília Meireles.
► Vinicius de Moraes.
► Carlos Drummond de Andrade.
► João Cabral de Melo Neto.