Luís de Camões

As literaturas de cada país se consagram com um escritor ícone. Na Inglaterra, temos Shakespeare; na Espanha, temos Cervantes; na Rússia, temos Dostoiévski; aqui no Brasil, podemos dizer que é Machado de Assis; em Portugal, o grande nome da literatura é Luíz de Camões, pois a obra Os Lusíadas é considerada uma das maiores obras da literatura portuguesa.

Como vários escritores desse período da literatura de Portugal, não temos muitos documentos e informações sobre ele. Não se sabe se era natural de Lisboa ou de Coimbra e nem o ano certo de seu nascimento.

Luís de Camões é, por vezes, chamado de “poeta-soldado”. Um homem de ação, em 1547 embarcou para África, onde, em uma batalha, perdeu o olho direito.

Em 1570, depois de passar um tempo viajando, retorna à Portugal com o manuscrito de Os Lusíadas. O governo de Portugal atribuiu tanta importância ao poema épico que ofereceu a Camões uma pensão anual somente por ele ter escrito essa obra.

A maior obra de Camões trata da viagem de Vasco da Gama às Índias e o representa com heroísmo, tornando o navegador um herói português. A importância desse texto para a cultura portuguesa é a afirmação do poder de Portugal; Os Lusíadas é inteiro um grande e épico elogio às grandes navegações e ao espraiamento de Portugal pelo mundo. Em suma, é uma obra que aborda a questão da formação da nação portuguesa com forte cunho patriótico, caracterizando-se como uma ode às conquistas ultramarinas das grandes navegações do país.

Para saber mais, veja também: