Introdução à Biologia Molecular

Prontos para entrar no mundo da Biologia Molecular? Essa área da Bio estuda os organismos do ponto de vista molecular, focando na base de todos os seres vivos: os ácidos nucleicos. Essas moléculas são responsáveis por formar o RNA e o DNA, que dão origem às proteínas, aquele alglomerado de moléculas que mantêm os seres vivos vivos, lembram? Vocês já ouviram falar do dogma central da Biologia? Ele explica como ocorre o fluxo de informações genéticas e tudo que envolve esse processo. Podemos resumi-lo da seguinte maneira: um DNA dá origem a um RNA, que dá origem a uma proteína, representado na figura abaixo:

Dogma central da Biologia.

Atualmente, sabe-se que um RNA também é capaz de originar um DNA, através da transcrição reversa, o que desconstrói esse dogma.

Na Biologia Molecular, também estudamos como utilizar sistemas biológicos e/ou organismos vivos para a produção de produtos de interesse para o ser humano, que faz parte do ramo da Biotecnologia. Essa área reúne técnicas que são muito utilizadas na agricultura de grande escala, nos alimentos e na medicina. A Biotecnologia faz uso da informação genética dos organismos. Através da manipulação de moléculas de DNA, é possível gerar clones, organismos transgênicos, mapear genes nos cromossomos, determinar sua sequência de bases nitrogenadas (sequenciamento gênico), realizar o aconselhamento genético, o diagnóstico pré-natal, identificar pessoas (DNA fingerprint), produzir hormônios, realizar terapia gênica, entre outras coisas.

Nesse capítulo, iremos estudar o fluxo de informações genéticas nas células, o DNA, o RNA, as proteínas, as moléculas e os processos envolvidos na Biologia Molecular, abrangendo todas as técnicas utilizadas na Biotecnologia. Prontas/os? Então, vamos lá!

Para saber mais, veja também: