Impulso e Quantidade de Movimento no Cotidiano

Aplicação Prática: Airbag

Você sabe o que é um airbag? É aquela “bolsa” que se enche para proteger as pessoas quando um carro sofre um acidente, sabe? Não é difícil deduzirmos que ele serve para aumentar a segurança dos passageiros dentro do carro. Mas a grande pergunta é: como ele faz isso? A resposta disso tem tudo a ver com o conteúdo que estamos estudando. O airbag se baseia exatamente no impulso e na quantidade de movimento. Não entendeu? Vamos te explicar:

Quando ocorre um acidente, tanto a velocidade do carro quanto a velocidade das pessoas que estão dentro dele diminuem muito, muitas vezes chegando a zero, concorda? Com base no que vimos sobre a quantidade de movimento, essa mudança brusca de velocidade resulta em uma grande variação na quantidade de movimento, certo? E qual é o sinônimo disso? Sim, isso mesmo que você está pensando! Um grande impulso contrário é aplicado no carro e em todas as pessoas que estão dentro dele. E é aqui que entra a função do airbag. Como o impulso é constante, a ideia do airbag é aumentar o tempo de contato da pessoa com o carro através da bolsa de ar, diminuindo, assim, a intensidade da força aplicada na pessoa.

Importante perceber! Note que o impulso será o mesmo com ou sem o airbag, pois a variação da quantidade de movimento será a mesma (antes o motorista tinha velocidade e depois foi para o repouso). A diferença é que a força aplicada no motorista do veículo equipado com airbag será menor.

Para saber mais, veja também: