Quantidade de Movimento Linear

Quantidade de movimento? Já de cara um conceito novo? E não é só isso, esse conceito também vai ser fundamental para entendermos todo o resto do conteúdo. Mas não se assuste! Pode não parecer, mas você já conhece um pouco dele. Lembra do exemplo que vimos quando estudamos sobre a inércia? Que era mais difícil parar um caminhão do que um carro? Pois, então, a grandeza relacionada a isso é justamente o momento linear. Podemos pensar nela como sendo “inércia em movimento”. Mas, espera aí, como isso explica o exemplo? Você vai entender isso agora. Já sabemos que é mais difícil parar o caminhão porque ele tem maior inércia, certo? Consequentemente, ele também deve possuir maior momento linear, para uma mesma velocidade. E como podemos ter certeza disso? Através da relação matemática que expressa o momento linear:

Agora, podemos confirmar o que acabamos de ver. Se supormos a mesma velocidade para o carro e o caminhão, veremos que o caminhão possui maior momento linear, pois sua massa é maior.

Mais para frente, quando estudarmos o conceito de impulso, vamos entender perfeitamente porque, quanto maior for o momento linear de um objeto, mais difícil é fazer ele parar.

Vale ressaltar!

Notou as flechinhas em cima dos termos na expressão que acabamos de ver? Sim, é isso mesmo que você está pensando: a quantidade de movimento também é uma grandeza vetorial. Essa grandeza sempre possui a mesma direção e sentido que a velocidade do corpo. Outra coisa importante é que podemos deduzir a unidade do momento linear apenas olhando os termos da fórmula: ela é [N.s], que também pode ser escrita como [kg.m/s].

Para saber mais, veja também: