Comumente, a velocidade pode ser definida como a variação de uma propriedade em relação ao tempo.
Por exemplo, a velocidade de um automóvel corresponde à variação da distância percorrida em um dado tempo. Dessa forma, a velocidade das reações corresponde à variação da concentração de um reagente ou produto em um dado tempo.
Velocidade Média
Voltemos ao exemplo do automóvel: sabemos que a velocidade média é definida pela divisão da distância total do percurso pelo tempo total gasto. Analogamente, a velocidade média de uma reação é definida pela variação da concentração molar de um reagente ou produto durante um intervalo de tempo.
Podemos escrever a fórmula da velocidade média de uma reação em termos do desaparecimento do reagente ou da formação do produto.

Cálculo da Velocidade Média de Um Reação
Suponha que estamos estudando a reação 2 HI(g) → H2(g) + I2(g) e que descobrimos que no intervalo de 100 segundos a concentração de HI decresceu de 4,00 mmol L-1 para 3,5 mmol L-1. Qual é a velocidade média da reação?
Da velocidade média de consumo de


Velocidade Instantânea
E quando precisamos saber a velocidade instantânea em um automóvel? Basta olharmos no velocímetro a qualquer momento do percurso. O velocímetro faz duas medidas de posição tão próximas que o intervalo de tempo corresponderá a um instante. Assim, a velocidade instantânea de uma reação é definida pela variação de concentração em um dado tempo muito, mas muito pequeno. Por ora, basta sabermos que o estudo da velocidade instantânea é importante, porque a maior parte da reações desacelera à medida que os reagente são consumidos, e representa de forma mais real se comparada à velocidade média.
Reagentes e Produtos
Em toda a reação química, as concentrações dos reagentes vão diminuindo enquanto as concentrações dos produtos vão aumentando.
Representação gráfica

Note que as escalas do gráfico respeitam a estequiometria.