Transformação Adiabática e Resumo das Transformações

Este é um tipo de transformação diferente das que vimos anteriormente. Aqui não tratamos uma variável como constante, mas como nula. Fica tranquilo que é fácil. Transformação Adiabática é aquela que acontece sem troca de calor (Q = 0).

Mas, espera aí, o que acontece se o sistema não recebe calor? Como o calor recebido por este gás é nulo, ele terá que gastar sua energia interna ao se expandir. Matematicamente, isso pode ser escrito como:

Ou seja, numa transformação adiabática, o gás esfria quando expande e esquenta quando é comprimido. O gráfico dessa transformação também é muito importante e representa exatamente o que foi descrito! Se liga!

OBSERVAÇÕES

Muito interessante! O gráfico da adiabática fica entre duas isotermas.

► Normalmente, Transformações Adiabáticas estão ligadas a transformações muito rápidas – quase instantâneas – ou isoladas.

► PV γ é uma constante, onde γ é o coeficiente de expansão
adiabática.

Resumo das Transformações

Tudo certo com as quatro transformações que vimos durante a apostila? Agora que já estudamos a última delas, a transformação adiabática, é fundamental que consigamos separar e distinguir o que cada transformação tem de importante. Se liga na tabela abaixo, ela possui as características mais importantes de cada transformação e o formato que a primeira Lei da Termodinâmica assume em cada caso.

Para saber mais, veja também: