O que é Texto?

O que é um texto? Texto é daquelas coisas que sabemos o que é, mas não sabemos explicar o que é, não é mesmo? Bom, embora a definição de texto seja complicada, certamente conseguimos identificar o que é e o que não é um texto, não é mesmo? Mas, como o objetivo aqui é refletir, vamos, a partir de um rápido exercício, buscar na nossa memória algumas palavras que possam auxiliar você a defini-lo: Quando eu falo a palavra texto, o que vem a sua mente? Hmmm… Língua? Linguagem? Palavras? Frases? Colocar ideias no papel? Forma?

Você está certo! Todas essas palavras fazem parte do campo semântico que nos ajuda a estabelecer uma ideia sobre o que, afinal de contas, é um texto. Mas, vamos começar do começo. Ao olhar para essas duas estruturas, qual delas você considera compreensível? Em qual das duas você acha que a comunicação foi efetivada?

Certamente na segunda. Embora em ambas sejamos capazes de reconhecer palavras, é apenas na segunda que conseguimos perceber uma unidade de sentido, ou seja, é possível perceber de forma objetiva a ideia expressa ali. No entanto, se agora, ao comparar essa segunda estrutura com uma terceira (que segue), qual você me diria que é um texto?

Muita calma nessa hora! Na verdade, ambos são textos. Podemos nos confundirmos aqui, uma vez que, geralmente, quando pensamos em texto, pensamos apenas em palavras, isto é, inferimos que quando não existem palavras (ou se existem poucas), não existe texto. Além disso, é muito comum que, quando um texto verbal (palavras) venha acompanhado de um não verbal (imagem), deixemos as imagens de lado. Cuidado! Isso prejudica, muitas vezes, a nossa compreensão total do texto! Portanto, diferentemente do que imaginamos, aqui temos um exemplo em que o texto serve como complemento a ideia transmitida na imagem, ou seja, é apenas observando tanto o texto quanto a imagem que teremos o sentido completo da informação contida no quadro 3.

Dessa forma, não podemos entender a noção de texto como algo que tem a palavra como elemento principal, mas sim como algo construído a partir de diferentes textualidades com a intenção de comunicar uma ideia específica, isto é, uma unidade de sentido, ok? Portanto, um texto pode ser formado por palavras, mas também por imagens, sons, desenhos, dança, etc.

Agora, vamos imaginar mais uma situação: Quando encontramos um amigo na rua e começamos a conversar com ele, estamos produzindo um texto? Um texto pode ser apenas falado? Não é necessário para que haja um texto, que ele seja escrito?

De forma alguma! Quando conversamos, temos a intenção de comunicar algo, isto é, de compartilhar e deixar claras as nossas ideias para o nosso interlocutor. Assim, se existe a intenção de comunicação, logo, existirá o texto! A partir disso tudo, então, podemos concluir algumas coisas em relação ao que define algo como texto:

► Um texto não é apenas um conjunto de palavras e frases. Ele precisa ter um sentido para que haja comunicação.

► Um texto não é apenas verbal. Ele pode ser também imagético, musical, cênico…

► Um texto não é apenas escrito. Ele pode também ser oral.

Você percebeu como as palavras unidade, sentido e comunicação estiveram presentem em todas as situações exemplificadas? Pois é, serão elas que nos auxiliarão na tentativa de definir, genericamente, o que é texto.

Dessa forma, podemos concluir, genericamente, que:

Texto é uma unidade de sentido que visa comunicar uma ideia ou opinião.

Até aí, tudo bem, mas como se dá esse processo? É exatamente o que vamos ver no próximo capítulo…

Para saber mais, veja também: