Vamos dar uma retomada do que estudamos até agora? Dê uma olhada nos títulos e subtítulos das páginas anteriores desse capítulo. Até aqui, estudamos os termos essenciais da oração (sujeito e predicado), além dos termos integrantes da oração (objeto direto e indireto). Agora, vamos estudar os termos acessórios da oração. São eles: adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto.
Para que essa classificação fique mais clara, pense na roupa que você veste diariamente: a calça e a camiseta seriam os termos essenciais, pois você não pode sair de casa sem eles. Quer dizer, até pode, mas vamos combinar, seria um pouco estranho, né? Assim são os termos essenciais: não existe oração sem sujeito e predicado. O seu tênis ou seu sapato seriam os termos integrantes: eles não são essenciais, mas eles precisam integrar a sua vestimenta, do contrário você machucaria seus pés e passaria frio. Ou seja, até existem orações sem complementos verbais, mas elas são raras. Finalmente, os termos acessórios: eles são a sua mochila. Dependendo do lugar que você vai, até pode ir sem ela, mas às vezes ela pode fazer uma falta danada. Assim são os termos acessórios: muitas frases até podem existir sem eles, mas a sua presença faz toda a diferença.
Por fim, também vamos estudar o vocativo, que não se encaixa em nenhuma dessas classificações. Por quê? Porque ele é considerado pelos gramáticos um termo independente da oração.