Refração da Luz e Lei de Snell

Refração da Luz

Esse tipo de fenômeno ocorre quando um raio de luz atravessa nossas janelas de vidro! Mais formalmente dizendo, quando ele atravessa dois meios! No caso da janela de vidro, quando o raio de luz incide sobre ela, parte da luz é refletida e parte é transmitida para dentro do vidro, chegando até nossos olhos do outro lado da janela. O raio de luz que entra no vidro sofre um desvio e uma redução de velocidade (quanto mais denso o meio, menor a velocidade e o comprimento de onda da luz naquele meio).

Índice de Refração (N)

Cada meio (seja vidro, água ou ar) possui um índice de refração diferente! Esse número mede a dificuldade que a luz possui de se propagar dentro de cada material! Este valor depende apenas do próprio material e da frequência da luz. Quanto maior o índice de refração, menor é a velocidade e o comprimento de onda da luz naquele meio.

A velocidade da luz em um meio qualquer é dada pela divisão da velocidade da luz no vácuo (c = m/s) dividida pelo índice de refração do meio, conforme mostrado na seguinte expressão:

Lei de Snell

Essa Lei matemática nos fornece a relação entre várias propriedades de um raio quando ele atravessa meios materiais com diferentes índices de refração.

A relação entre o ângulo de incidência e o ângulo de refração é dada por:

Em que os ângulos são os apresentados na imagem, n1 é o índice de refração do meio 1 e n2 é o índice de refração do meio 2.

Para saber mais, veja também: