Reações de Eliminação

As reações de eliminação são aquelas em que eliminamos uma molécula de um composto orgânico e, com isso, temos a formação de ligações duplas ou triplas. Simples, né? O nome já diz tudo!

Eliminação de Hidrogênio (Desidrogenação)

Neste tipo de reação, vamos eliminar hidrogênio de uma molécula para formar uma ligação dupla ou tripla. Também existe o nome de “desidrogenação”, que é mais estranho, mas pode aparecer, então se liga! Vamos ressaltar também que precisamos de uma fonte de calor para que isso aconteça!

Vemos isso acontecer no nosso cotidiano quando fritamos alimentos! Temos o óleo líquido e, conforme o esquentamos, depois de um tempo ele começa a ficar meio sólido. Isso acontece porque ele começa a ficar com insaturações e vira gordura!

P.s.: óleo é líquido à temperatura ambiente, já a gordura é sólida!

Eliminação de Halogênios (Desalogenação)

Na eliminação de halogênios vamos eliminar, obviamente, halogênios! Mas, para isso, precisamos de um metal mais eletropositivo que o carbono, porque, do contrário, esses halogênios não sairão do carbono. O álcool entra na reação como catalisador, ou seja, vai fazê-la acontecer mais rápido.

Eliminação de Água (Desidratação)

Para realizar a eliminação de água de uma molécula orgânica, precisamos aquecê-la e também colocar ácido sulfúrico (H2SO4). Além disso, há duas formas principais neste tipo de eliminação: a intramolecular, quando ocorre dentro de uma molécula, ou a intermolecular, quando ocorre com duas moléculas. Vamos ver uns exemplos?

OPA! Surgiu coisa nova, né? Então, quando há eliminação de água em reações intermoleculares, o que ocorre não é a formação de um alceno, mas sim a formação de um ÉTER! Aqui temos que ter cuidado, porque podem aparecer álcoois da seguinte forma: 2(CH2OH). E dá pra reagir dois álcoois diferentes? Pode sim!

Para saber mais, veja também: