Reações de Adição

As reações de adição se baseiam em adicionar moléculas novas em uma molécula orgânica já existente. Com essa informação você não pensou: “mas como vamos adicionar novas moléculas em moléculas orgânicas se todas elas já estão fazendo suas ligações?”. Por exemplo, é difícil adicionar moléculas em hidrocarbonetos, porque eles já têm todas as ligações fechadinhas e, se fossemos adicionar um novo átomo, teríamos que tirar outro e isso se caracterizaria como uma reação de substituição…

O pensamento é bem esse; a questão chave nas reações de adição é que, para elas acontecerem, temos que ter obrigatoriamente uma ligação dupla ou tripla (também chamadas de insaturações!). Neste caso, essas ligações são rompidas e novas podem ser feitas no lugar!

Assim como as reações de substituição, existem vários tipos de reações de adição. O princípio é sempre o mesmo, mas, dependendo da molécula que estamos adicionando, o nome mudará! Logo, preste atenção nisso!

Hidrogenação

A hidrogenação ocorre quando quebramos uma dupla ou tripla ligação para adicionar dois hidrogênios. Essas reações são feitas sob aquecimento e também utilizam um catalisador metálico (se você não lembra bem dessa parte de catalisador, dá uma corrida lá no módulo de Cinética Química!), que é o níquel na maioria das vezes. Um bom exemplo da aplicação deste tipo de reação é na fabricação de margarina! As gorduras insaturadas são hidrogenadas.

Hidro – Halogenação

A hidro-halogenação ocorre quando adicionamos hidrogênio e um halogênio em uma molécula insaturada.

Hidratação

Reações de hidratação ocorrem quando adicionamos água em uma molécula orgânica com dupla ou tripla ligação. Também se usa um catalisador!

Halogenação

Halogenação nada mais é do que adicionar halogênios.

Nos exemplos abaixo, podemos observar como funcionam reações de adição com ligações triplas:

Neste caso, temos primeiro a quebra da ligação tripla em dupla e depois da dupla em simples. Temos que notar também que há 2 H2 envolvidos na reação; se fosse apenas um, teríamos apenas a conversão da tripla em dupla.

Para saber mais, veja também: