Os Ratos – Dyonélio Machado

Livro de extrema importância para o Romance de 30, Os Ratos é uma obra prima do Neorrealismo. Romance vencedor do prêmio Machado de Assis de Literatura, a narrativa, publicada em 1934, foi escrita pelo gaúcho Dyonélio Machado.

Os Ratos, assim como os outros romances da época, aborda a questão da desigualdade social e possui uma particularidade: se passa em 24 horas, nas quais o leitor conhece as agruras do personagem principal, Naziazeno Barbosa.

Naziazeno é um funcionário público de classe média baixa que possui uma dívida de 53 mil réis com o leiteiro. No período em que se passa a história, os leiteiros costumavam entregar o leite na casa das pessoas. A obra é dividida em três partes – Manhã, Tarde e Noite – e, já no início, se dá o conflito principal. Naziazeno recebe um ultimato: se não pagar a dívida, no dia seguinte não receberá leite. Casado e com um filho pequeno, se estabelece a angústia do personagem. Não receber o leite no dia seguinte significa a perda da dignidade de um homem que nem tem condições de alimentar o próprio filho.

MACHADO, Dyonélio. Os Ratos. 2 ed. São
Paulo: Planeta, 2005.
Disponível em: https://lelivros.love/book/download-os-ratos-dyonelio-machado-epub-mobi-e-pdf/
Data de acesso: 20/08/2019

Naziazeno tem, então, 24 horas para conseguir esse dinheiro. O funcionário procura o chefe, um ex-chefe, um colega que tem contato com agiotas, enfim… faz o possível para garantir o recebimento do leite no dia seguinte, em movimentos angustiados para cumprir esse objetivo.

Os Ratos é um romance pungente sobre a situação das classes baixas e sua luta diária pela sobrevivência, para conseguir o que é mais básico para viver.

Para saber mais, veja também: