Agora que conhecemos como as lentes funcionam, podemos analisar como elas são utilizadas para corrigir os problemas de visão. Mas, primeiro, temos que entender o que são essas anormalidades na visão, certo? Existem quatro problemas de visão mais comuns e eles serão estudados agora. Se liga!
► Miopia: Este tipo de problema de visão é muito comum! A miopia consiste em um alongamento do globo ocular, responsável por deformar a imagem antes dela chegar à retina, tornando-a não nítida. A pessoa com miopia tem dificuldade de enxergar objetos distantes. A correção deste problema é feita utilizando lentes divergentes – lembre-se disso!
► Hipermetropia: A hipermetropia é praticamente o oposto da miopia. Neste problema de visão, ocorre uma diminuição do globo ocular, de forma que a imagem de objetos próximos é formada além da retina. Por isso, as pessoas com hipermetropia têm muita dificuldade em enxergar de perto. Você já está imaginando como é feita a correção deste problema, certo? É só usar a lógica da oposição à miopia; neste caso, a correção é feita através da utilização de lentes convergentes.
► Astigmatismo: Esse problema não possui muita relação com os outros que acabamos de estudar. Pessoas com astigmatismo apresentam o globo ocular com diferentes raios de curvatura, o que gera falta de simetria de revolução em torno do eixo óptico. A correção é feita com a utilização de lentes cilíndricas.
► Presbiopia: Esta anomalia da visão é muito semelhante à hipermetropia. Ela acontece com o passar dos anos, através de um relaxamento dos músculos. Resulta em dificuldade para enxergar objetos muito próximos do olho; em situações muito graves, a visão de longa distância também pode ser prejudicada. Mas, espera aí! Se lentes convergentes corrigem a visão para objetos que estão perto e lentes divergentes corrigem a visão para objetos vistos de longe, na presbiopia as duas lentes devem ser usadas, certo? Exatamente isto! A correção deste problema se dá com a utilização de lentes bifocais, que são justamente lentes convergentes e divergentes.