Minério de Ferro
► Maiores produtores no mundo: China, Brasil, Austrália, EUA, Canadá e Índia.
No Brasil, o território nacional possui grandes jazidas de minérios de ferro, com maior concentração em Minas Gerais (2/3 do total brasileiro). Este fato lhe dá posição de destaque no cenário mundial.
Minério de Manganês
► Maiores produtores no mundo: África do Sul, Ucrânia, Gabão e Brasil.
No Brasil, o manganês é de grande importância para as indústrias siderúrgica, química, cerâmica, de baterias elétricas, de fertilizantes, de pesticidas e de alimentação animal. É uma das matérias primas do aço (a outra é o ferro). Aparece em terrenos antigos na natureza, associado a minérios ferríferos. As principais áreas de ocorrência e produção são: Amapá (Serra do Navio), Minas Gerais (Quadrilátero Ferrífero), Pará (Serra dos Carajás) e Mato Grosso do Sul (Maciço de Urucum).
Cassiterita
► Maiores produtores do mundo: Malásia, Indonésia, Brasil, China, Tailândia e Bolívia.
No Brasil, a cassiterita ou minério de estanho é de grande importância econômica. O estanho entra na formação de ligas, além de inúmeras outras aplicações. Os estados produtores de cassiterita no Brasil são Rondônia, Amazonas, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso, com destaque para Rondônia (responsável por 50% da cassiterita explorada no Brasil).
Bauxita (Minério de Alumínio)
► Maiores produtores do mundo: Austrália, Guiné, Jamaica, CEI e Canadá.
No Brasil, as principais regiões de extração de bauxita são Minas Gerais (Poços de Caldas, Ouro Preto e Mariana) e Pará (reserva no Vale do Rio Trombetas).
Áreas de exploração de outros minerais:
