Potenciação e Radiciação de Frações e Decimais

Potenciação de Frações e Decimais

A potenciação com números decimais ocorre como nos números inteiros: basta multiplicar a base pelo número indicado no expoente, lembrando da regra de multiplicação de números com vírgula.

É importante lembrar, ao realizar potenciação de frações, que tanto o numerador quanto o denominador devem ser elevados ao expoente indicado, se ele estiver fora dos parênteses. Veja:

Perceba que, no exemplo acima, o expoente está fora dos parênteses. Agora, veja o outro exemplo:

Nesse caso, apenas o numerador está sendo elevado à segunda potência. Preste bastante atenção nisso, ok?

Radiciação de Frações e Decimais

Quando realizamos a radiciação de números decimais devemos aplicar os mesmos conhecimentos de quando executamos essa operação ao números naturais. Também é possível “transformar” um número decimal em uma fração, e assim fazer a radiciação. Veja o exemplo abaixo:

Fica mais fácil fazer esse tipo de conta, certo? Perceba que é totalmente verdade, já que:

Assim como na potenciação, na radiciação você precisa prestar atenção na abrangência da raiz, ou seja, se a raiz é de toda a fração ou só do numerador ou do denominador, ok? Veja a diferença abaixo:

Muito cuidado, tá bom?

Outro detalhe que é importante você gravar é que uma radiciação pode ser escrita como uma potenciação. Como assim? Dá uma olhada:

Lembre-se: quando omitimos o índice, fica subentendido que ele vale 2; quando omitimos o expoente, fica subentendido que é 1. Essa “transformação” pode ser feita utilizando outros números como índice e expoente, e é bastante comum utilizarmos essa relação para facilitar a resolução de um problema. Então, guarde bem isso, ok?

Para saber mais, veja também: