Chegamos no momento em que vamos estudar mais detidamente alguns sinais de pontuação, porém, antes tenho algumas perguntas para vocês: “Está tudo bem até aqui? Estão cansados? Querem dar uma pausa e voltar depois?” Bom, se vocês responderam que está tudo bem, mas estão cansados, sugiro darem um tempinho, tomar uma água e voltar para essa leitura mais tranquilos, beleza? E para quem está super bem, descansado, a mil por hora, vamos mergulhar nos pontos que indicam pausas – não as de respiração – e estudar as regrinhas que os regem. Partiu?!
Os sinais de pontuação que são responsáveis por fazer pausas dentro da estrutura de um texto são o ponto final, vírgula e ponto e vírgula.
Pausas correspondentes ao término de unidades de forma e de sentido as palavras.
Ela é cúmplice do seu esforço, sucesso e também companheira nas horas de procrastinação e desânimo.
5 lugares além de sua escrivaninha para estudar.
Disponível em: blog.mesalva.com
Vemos no exemplo acima que a vírgula aparece para marcar pausas (ou ordenar) palavras que poderiam estar sendo ordenadas com a conjunção “e”. Contudo, a vírgula tem como definição marcar pequenas pausas nos enunciados, a fim de torná-los compreensíveis. E, assim como vimos a vírgula no exemplo, o ponto final aparece para marcar o término do texto escrito, ou seja, a unidade de texto em questão é finalizada com a pausa máxima que uma oração pode ter.