O ponto e vírgula é um dos sinais de pontuação da dúvida, pois apesar dele estar entre o ponto final e a vírgula, o seu uso ainda gera muita insegurança. Portanto, pessoal, vamos desmistificar esse sinal de pontuação.
1) Separa partes que já estão separadas por vírgulas
É preciso suportar, merecer ouvir cada verso do disco; se for capaz, haverá uma verdade profunda ao fim das dez canções.
Disponível em: http://www.hypeness.com.br/2017/05/a-inquietacao-e-a-liberdade-como-as-verdadeiras-homenagens-ao-cantor-belchior/
Data de acesso: 24/08/2019.
2) Separa orações coordenadas externas
E talvez se possa dividir a condição humana em três destinos: ou morremos jovens, de doença, tiro, terremoto, acidente de trânsito, como aconteceu com Quintana; ou vivemos até uma idade madura, mas um câncer, um infarto ou um derrame nos leva um pouco antes de todos os outros, como John; ou restamos.
Disponível em: http://elianebrum.com/2012/08/ Data de acesso: 24/08/2019.
3) Enunciados enumerativos
Os responsáveis por transformar sorrisos em arte (ou seria arte em sorrisos?) são o pintor e desenhista Adriano Franchini (também conhecido apenas como “Salva”); a artista Érika Kaminishi; o talentoso Luis Prieto; o fotojornalista Nario Barbosa; e o artista plástico Quim, que busca trabalhar com pigmentos orgânicos.
Disponível em: http://www.hypeness.com.br/2017/05/quem-sao-os-artistas-que-estao-espalhando-arte-e-sorrisos-por-sao-paulo-rio-de-janeiro-recife-e-porto-alegre/ Data de acesso: 24/08/2019.
4) Substituindo a vírgula
Para ele, “a razão ajuda a julgar, mas o que nos motiva a agir são os nossos desejos e as nossas emoções.
Para ele, “a razão ajuda a julgar; mas o que nos motiva a agir são os nossos desejos e as nossas emoções.
► Ponto e vírgula: Usa-se antes das conjunções adversativas (mas, porém, todavia, contudo, etc.) e das conjunções conclusivas (logo, portanto, por isso, etc.) colocadas no início da oração coordenada. Quando opta-se pelo uso do ponto e vírgula, o sentido adversativo ou conclusivo da oração é acentuado.