Padrão Silábico do Português Brasileiro

No mundo inteiro, existem aproximadamente 235 milhões de falantes da língua portuguesa. Só no Brasil, temos em torno de 185 milhões de pessoas falando essa língua. Além de Portugal, países como Angola e Moçambique também têm o português como língua oficial. Assim, o padrão silábico que apresentamos aqui se refere apenas ao português brasileiro que, por sua vez, também possui uma diversidade enorme. Vamos analisá-lo: a estrutura silábica básica do português brasileiro se dá no padrão “CV”, ou seja, consoante seguido de uma vogal.

Além dessa estrutura básica, existem outras possibilidades que fogem a essa formação, como as da imagem abaixo:

Quando a estrutura silábica foge aos casos apresentados acima, o falante do português brasileiro tem a tendência de resgatar a estrutura CV. Por exemplo: na palavra “cacto” (cac-to/CVC-CV), alguns falantes do português brasileiro pronunciam “cáquito” (cá-qui-to/CV-CV-CV), resgatando a estrutura silábica básica CV. Isso ocorre em várias outras palavras, como pneu (“pi-neu”), gnomo (“gui-no-mo”) e digno (“di-gui-no”).

Além disso, ao pronunciar palavras estrangeiras, o falante nativo do português tem tendência a pronunciar a palavra com a estrutura silábica CV. Por exemplo: a palavra “link”, de origem inglesa, é pronunciada em português da seguinte maneira: “linqui” (lin-qui/CV-CV). Outros exemplos: cupcake, cookie, site, shopping, etc.

Para saber mais, veja também: