Osmoscopia

Osmoscopia é o estudo e a medição da pressão osmótica das soluções. E o que é a pressão osmótica? Vamos primeiro definir o que é a osmose.

Osmose: passagem de solvente (puro) da solução menos concentrada para a mais concentrada através de uma membrana semipermeável*.

*Membrana semipermeável: permite a passagem de solvente de uma solução para a outra, mas não permite a passagem de soluto.

Na osmose ocorre, então, a diluição de uma solução concentrada pela passagem de solvente de uma solução diluída (ou água pura) para a concentrada.

Tendo clara a definição de osmose, vamos agora estudar o que é a pressão osmótica.

Pressão osmótica: equivale à pressão que deve ser exercida sobre uma solução para impedir ou dificultar a sua diluição por osmose.

Você deve estar se perguntando “mas o que é o Fator de Van’t Hoff? E porque ele deve ser considerado?”. Vamos voltar a um conceito importante das propriedades coligativas: elas dependem do número de partículas presentes na solução. Quando se considera uma solução iônica, é importante lembrar que, como os compostos se dissociam, eles apresentam uma concentração de partículas (íons) maior do que a concentração da substância dissolvida.

Dessa maneira, o Fator de Van’t Hoff deve ser considerado na fórmula quando o soluto é formado por íons (solução iônica), pois ele indica os íons positivos e negativos do soluto.

Agora, vamos às aplicações dessa propriedade!

Se você está aprendendo a cozinhar, certamente vai ouvir de alguém que as batatas são ótimas para reduzir o sal de uma refeição em que você colocou sal demais. Por que isso funciona? Vamos relacionar esse fato com o conceito de osmose para facilitar o entendimento dessa propriedade.

A comida, como sopas ou carne moída, por exemplo, é a solução concentrada em relação à batata, que, por ser um alimento rico em água, é a solução diluída. Dessa maneira, o solvente (água) da solução menos concentrada (batata), passa para a solução mais concentrada (sopa). Pensando com o conceito de osmose, fica claro o resultado, certo? O sal da comida salgada será “diluído” pela água da batata que passa para a solução por osmose! Legal né?

O mesmo acontece quando se coloca sal em uma salada, o exemplo citado no começo da apostila. A alface, por ser a solução menos concentrada, “perde” água e acaba murchando na presença do sal. Outro exemplo dessa propriedade é o charque (carne bovina salgada e seca ao sol), que é uma técnica muito comum para conservar carnes. Nesse caso, o meio externo está mais concentrado (por causa do sal) e o meio interno (interior das células da carne) está menos concentrado, por isso ocorre a saída de água das células. Da mesma maneira que a água sai das células da carne, se existirem microrganismos ali (que poderiam causar a deterioração da carne), eles também serão desidratados e morrerão. Assim, a carne permanece conservada por mais tempo!

Importante saber!!!

Diagrama de fases: substância pura e soluções

Esse diagrama é muito importante, pois alterações nas propriedades coligativas (adição de soluto em soluções) levarão a alterações nas curvas do diagrama;

O diagrama de fases é um gráfico de Pressão x Temperatura que apresenta as três fases de uma mesma substância (sólido, líquido e gasoso);

O ponto central é chamado de ponto triplo, onde há o equilíbrio entre as três fases.

Para saber mais, veja também: