A Origem do Universo

A Origem do Universo

A vida é formada pelos mesmos elementos básicos que formam os planetas, as estrelas, as galáxias… Esses elementos podem ser chamados de átomos. Sendo assim, sabendo como se formou o universo e de onde vieram seus elementos mais fundamentais, podemos compreender melhor a origem da própria vida.

No séc. XX, conhecimentos sobre física, astronomia e telescópios possibilitaram a proposição da teoria do Big Bang (grande expansão), que explica a origem do universo e reforça a ideia já antes lançada por Albert Einstein de que o universo estaria se expandindo. Essa teoria sugere que, em um dado momento, o universo, o que era um ponto muito denso, sofreu uma grande pressão, ficando cada vez mais denso, até o momento que ele expandiu. No momento dessa “explosão”, ele deu origem ao espaço, ao tempo, à matéria e à energia, formando o universo. Atualmente, as estimativas apontam que as condições iniciais relacionadas ao Big Bang tenham ocorrido entre 13,3 e 13,9 BILHÕES de anos atrás! Galera, isso é tempo demais. Complicado até de imaginar!

Após essa expansão inicial, a temperatura no universo era tão alta que não permitia a formação de elementos químicos. Com o passar do tempo, e isso significa muitas centenas de milhares de anos, a temperatura diminuiu, possibilitando a formação de elementos simples, principalmente o hidrogênio (H).

A galáxia na qual nosso planeta está localizado é a Via Láctea, que, obviamente, não é tão antiga quanto o próprio universo, mas é possível que tenha mais de 13 bilhões de anos. Essa galáxia é apenas uma das bilhões que existem no universo, todas elas apresentando quantidades gigantescas de estrelas. O nosso Sol, por exemplo, é apenas uma das centenas de bilhões de estrelas que existem na Via Láctea. Já percebeu que, quando falamos em astronomia, o termo “bilhões” aparece muito, né? O Sol e o sistema solar não são tão antigos quanto a galáxia. Eles se formaram há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, que também é a idade de formação de nosso próprio planeta. E como se formou o sistema e seus planetas? De uma forma bem superficial, podemos dizer que por causa da força gravitacional, partículas de gases e poeira se juntaram, aumentando de massa o que, por sua vez, aumentava a força gravitacional…

Logo após sua formação, a Terra não era exatamente um lugar muito agradável para se passar as férias. Era muito quente, com grandes erupções vulcânicas, uma atmosfera bem diferente, além de ser frequentemente bombardeada por matéria vinda de fora. Apesar disso, ao longo do tempo, a Terra foi mudando e, em algum momento, as condições permitiram a origem dos primeiros seres vivos.