Orações Subordinadas Adverbiais: Finais, Proposicionais e Temporais

Por fim, chegamos na última seção das orações subordinadas adverbiais, a etapa que estudaremos as orações finais, proporcionais e temporais. Pois bem, vamos ao estudo desse grupo!

Como visto anteriormente, as conjunções subordinadas finais são aquelas que expressam finalidade de uma ação ou de um acontecimento. Logo, a oração subordinada adverbial final exercerá a mesma função. Veja.

A oração que iremos destacar é a “E esquece-se que, caso alguém cometa uma violência, a PM está ali para contê-la também para que a manifestação possa continuar.” Como já comentado, “para que” é uma locução conjuntiva que tem como propósito introduzir a oração subordinada adverbial final, para que assim seja uma oração que exprime finalidade, objetivo ou fim daquilo que aparece na oração principal.

O povo brasileiro torce para que esse período de crise passe rápido.
Oração principal: O público brasileiro torce
Oração subordinada adverbial final: para que esse período de crise passe rápido.

Foi realizada uma pesquisa a fim de que possamos coletar dados.
Oração principal: Foi realizada uma pesquisa
Oração subordinada adverbial final: a fim de que possamos coletar dados

As orações subordinadas adverbiais proporcionais são aquelas que expressam gradação ou proporcionalidade. Exemplo:

Referenciação: As referências a pessoas, coisas, lugares, fatos são introduzidas e, depois, retomadas, à medida que o texto vai progredindo. Esse processo pode ser expresso por pronomes, advérbios, artigos ou vocábulos de base lexical, estabelecendo relações de sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, uso de
expressões resumitivas, expressões metafóricas ou expressões metadiscursivas.

Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2016/manual_ Data de acesso: 18/03/2019

A partir do exemplo acima, vemos a locução conjuntiva proporcional “à medida que”. Desse modo, encontramos a oração “As referências a pessoas, coisas, lugares, fatos são introduzida e, depois, retomadas, à medida que o texto vai progredindo.” Visto isso, a oração subordinada adverbial proporcional é aquela que expressa proporção, relacionando o processo verbal da oração principal com a oração subordinada.

O conteúdo foi ficando mais fácil à medida que comecei a entender a lógica das classificações.
Oração principal: O conteúdo foi ficando mais fácil
Oração subordinada adverbial proporcional: à medida que comecei a entender a lógica das classificações.

Ao passo que foram sendo explicadas as etapas, tudo começou a fazer sentido.
Oração principal: tudo começou a fazer sentido
Oração subordinada adverbial proporcional: Ao passo que foram sendo explicadas as etapas

As orações subordinadas adverbiais temporais são aquelas que indicam uma circunstância de tempo, sendo muito comum encontrarmos essas construções sintáticas no nosso dia a dia. Exemplo.

“Ninguém tinha me perguntado antes sobre como é trabalhar com um diretor, comenta ela, depois de três meses de entrevistas, “mas que importa o gênero da pessoa com quem você trabalha?”. O fato de se fazer essa diferenciação, acrescenta, “mostra que a batalha ainda não foi vencida”. “A vitória chegará somente quando o gênero não for mais uma questão”

Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/06/cultura/1496758999_904484.html Data de acesso: 18/03/2019.

Esse trecho foi retirado de uma matéria sobre o filme Mulher-Maravilha. Aqui, há uma fala da atriz Gal Gadot na qual ela estabelece uma relação de temporalidade: “A vitória chegará somente quando o gênero não for mais uma questão.”. Assim, observamos que a oração subordinada temporal é aquela que pode indicar antecedência, simultaneidade ou posteridade no tempo.

Quando eu conseguir o trabalho dos meus sonhos você irá comemorar comigo?
Oração principal: você irá comemorar comigo?
Oração subordinada adverbial temporal: Quando eu conseguir o trabalho dos meus sonhos

Desde que comecei a estudar não parei mais.
Oração principal: não parei mais
Oração subordinada adverbial temporal: Desde que comecei a estudar

Para saber mais, veja também: