Assim como quando falamos de complementos nominais, é importante retomarmos o que são os predicados.
Ao invés de ter um verbo como núcleo, o predicado nominal vai ter como centro um nome que indica alguma característica do sujeito. Para ligar esse sujeito e o núcleo do predicado nominal, precisamos de um verbo de ligação (VL).
Verbos de Ligação
► Não indicam ação, mas o estado do sujeito;
► Fazem a ligação entre dois termos: o sujeito e suas características;
► Exemplos: Ser, Estar, Permanecer, Continuar…
Essas características que são atribuídas ao sujeito por meio do verbo de ligação são chamadas na sintaxe de predicativo do sujeito.
Por isso, quando a oração subordinada substantiva exercer função de predicado nominal, estaremos diante de uma oração subordinada substantiva predicativa, pois ela estará sendo o núcleo do predicado nominal.
Leia um trecho do livro A paixão segundo G.H., da escritora Clarice Lispector.
A paixão segundo G.H.
O medo agora é que meu novo modo não faça sentido? Mas por que não me deixo guiar pelo que for acontecendo? Terei que correr o sagrado risco do acaso. E substituirei o destino pela probabilidade.
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. 1 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
No texto, a escritora utiliza a construção: ”O medo agora é que meu novo modo não faça sentido?”. Sabendo que em orações subordinadas predicativas o verbo de ligação é o sinal de oração principal, temos:

Com isso, galera, é fácil de identificarmos a oração predicativa, não? Procure o verbo de ligação “ser” e veja o que vem depois do verbo. A oração subordinada predicativa é aquela que desempenha função de predicativo do sujeito da oração principal.


Para saber mais, veja também:
- Introdução ao Período Composto por Subordinação
- Orações com Sentido de Substantivos
- Oração Subordinada Subjetiva
- Oração Subordinada Objetiva Direta
- Oração Subordinada Objetiva Indireta
- Oração Subordinada Completiva Nominal
- Oração Subordinada Apositiva
- Orações Substantivas Reduzidas
- Orações Subordinadas Adverbiais: Causais, Consecutivas e Condicionais
- Orações Subordinadas Adverbiais: Concessivas, Comparativas e Conformativas
- Orações Subordinadas Adverbiais: Finais, Proposicionais e Temporais
- Orações Adverbiais Reduzidas
- Orações Subordinadas Adjetivas