Como estamos vendo, pessoal, as orações subordinadas substantivas objetivas são aquelas que desempenham função de complemento do verbo, os objetos. Na seção anterior, vimos as objetivas diretas, ou seja, as orações que comportam verbos transitivos diretos na sua estrutura. Assim, quando a oração subordinada estiver completando o sentido de um VTD, ela será descrita com a função de objeto direto da primeira oração.
A mesma situação ocorrerá quando o verbo da oração principal for transitivo indireto (VTI), pois a oração subordinada desempenhará a função de objeto indireto. Ademais, por ser VTI, a oração subordinada deverá começar com a preposição regida pelo verbo.
Leia um trecho do conto Da timidez, do escritor Luís Fernando Veríssimo. Esse conto faz parte do livro “Comédias para se ler na escola”.
Da timidez
O tímido tenta se convencer de que só tem problemas com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue escapar e se vê diante de uma platéia, o tímido não pensa nos membros da platéia como indivíduos. Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos.
VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.
No texto, o autor utiliza o verbo convencer, que é um verbo bitransitivo (VTDI): transitivo direto (convencer quem?) e transitivo indireto (você só convence alguém de alguma coisa). O objeto indireto é a oração subordinada. Vejamos.

Do mesmo modo que substituindo a oração subordinada por “isso” nos dava a prova real da classificação da oração, substituir por “disso” também nos dá a certeza da relação que está sendo estabelecida.


Para saber mais, veja também:
- Introdução ao Período Composto por Subordinação
- Orações com Sentido de Substantivos
- Oração Subordinada Subjetiva
- Oração Subordinada Objetiva Direta
- Oração Subordinada Completiva Nominal
- Oração Subordinada Predicativa
- Oração Subordinada Apositiva
- Orações Substantivas Reduzidas
- Orações Subordinadas Adverbiais: Causais, Consecutivas e Condicionais
- Orações Subordinadas Adverbiais: Concessivas, Comparativas e Conformativas
- Orações Subordinadas Adverbiais: Finais, Proposicionais e Temporais
- Orações Adverbiais Reduzidas
- Orações Subordinadas Adjetivas