Oração Subordinada Completiva Nominal

Lembram dos termos do período simples? Além dos complemento dos verbos, há também os complementos dos nomes. Agora, vamos relembrar o que é o complemento nominal?

“Assim como alguns verbos, alguns substantivos e adjetivos (às vezes até advérbios) precisam de um complemento para fazerem sentido na frase (se estiverem sozinhos, ficará faltando algo para complementar seu sentido, sabe?), vindo em geral acompanhado por preposição.

Tanto a palavra “epidemia” quanto a palavra “consciente” ficam mais completas na frase por causa de seus complementos nominais.

Então, quando a oração subordinada substantiva exercer função de complemento nominal, estaremos diante de uma oração subordinada substantiva completiva nominal, pois ela estará completando o sentido dos nomes.

Disponível em: https://leilianemarques.wordpress.com/author/leilianemarques/
Data de acesso: 23/08/2019

Desse modo, a oração principal da tirinha “foi mais fácil” termina com um advérbio “mais” e um adjetivo “fácil”. Nesse caso, o adjetivo precisa de um complemento para o seu sentido.

Visto isso, as orações subordinadas substantivas completivas nominais serão sempre aquelas que exercem função de complementos nominais de um termo da oração principal, ou seja, sempre estarão ligadas a um nome (adjetivo, substantivo) complementando seu sentido

Para saber mais, veja também: