Multiplicação e Divisão de Naturais

Multiplicação de Naturais

Essa operação é uma forma mais fácil de realizarmos várias somas. Então, se queremos saber o resultado de 2 + 2 + 2, podemos, simplesmente, fazer 2 x 3, já que estamos somando o 2 três vezes, e obteremos o mesmo resultado. Exemplo: Sua mãe comprou 14 pacotes de bolacha com 12 unidades cada para uma reunião. Ela pediu que você contasse quantas bolachas foram adquiridas ao todo, para saber se precisava comprar mais. Você, como é muito esperto, em vez de contar cada uma das unidades, lembrou que pode fazer uma multiplicação entre a quantidade de pacotes e de bolachas, obtendo o resultado de 168 bolachas.

Perceba que, assim como na adição, na multiplicação a ordem dos
números, que agora são chamados fatores, não importa. Podemos fazer 12 x 14 ou 14 x 12 que obteremos 168 como produto, certo? Outro detalhe que você precisa relembrar é como é montado o cálculo para conseguir resolver a conta à mão.

Então, montando a conta com um fator em cima do outro, iniciamos o
cálculo pela unidade do fator de baixo, multiplicando todo o fator acima; em seguida o mesmo procedimento deve ser realizado para a dezena (e para centena e milhar, se for o caso). Por fim, os resultados dessas multiplicações são somados e obtemos o produto.

Divisão de Naturais

Você tem 15 pares de sapatos e 3 prateleiras para acondicioná-los. Quantos sapatos você terá que guardar em cada prateleira? Outra forma de interpretar esse problema é pensando que você tem 15 sapatos para dividir em 3 prateleiras. Perceba que, novamente, a ordem importa. Nesse caso, 15 é o dividendo e 3 é o divisor. Resolvendo isso teremos que o resultado, 5, é o quociente. Veja a resolução e relembre como é que se monta uma conta de dividir. Dentro da “casinha”, a chave, sempre vai o divisor; abaixo dela vai o quociente. Lembra disso? Ótimo! Repete esse cálculo para treinar e deixar tudo bem claro e fresco na cabeça, ok?

Para saber mais, veja também: