Multiplicação e Divisão de Frações e Decimais

Multiplicação de Frações e Decimais

O segredo da multiplicação com números decimais é saber contar as casas decimais. Como assim? A multiplicação de números decimais deve ser realizada normalmente, respeitando a disposição da vírgula. Para saber onde deve ser colocada a vírgula no resultado é necessário contar quantas casas decimais há nos fatores. Veja o exemplo abaixo.

Nada tão complicado, certo? É só lembrar de contar as casas decimais e colocar a vírgula no lugar certo.

A multiplicação de frações é bem simples. Basta multiplicar numerador por numerador e denominador por denominador, ou seja, tudo na mesma linha. Veja:

Divisão de Frações e Decimais

A chave para fazer a divisão de números decimais é sempre ter o mesmo número de algarismos depois da vírgula, ou seja, ter o mesmo número de casas decimais. E se os números não tiverem o mesmo número de casas decimais é impossível dividir? Claro que não! Se esse for o caso, a gente adiciona casas decimais ao número que precisa (com zeros). Acompanha:

Lembre-se que, quando é necessário “adicionar” um zero para facilitar o cálculo, você precisa colocar uma vírgula no quociente, ok? Note que poderíamos ter subtraído 3 de 3,6. Ficaríamos com 3 no quociente e 0,6 no resto. Precisaríamos então, nos dar conta que o próximo número do quociente era justamente o 0,2, que multiplicado por 3 resulta em 0,6.

Para fazer a divisão entre duas frações basta que a segunda fração seja invertida e, em seguida, que elas sejam multiplicadas. Dá uma olhada no exemplo:

Simples, né? Nada de se apavorar se aparecer uma conta desse tipo, ok?

Para saber mais, veja também: