Já pensou porque nós não flutuamos? Bem, a razão disso é que qualquer objeto localizado próximo à superfície da Terra é puxado para baixo pela força de gravidade entre o objeto e o planeta. Além de nos manter no chão, essa força faz com que os objetos que estejam soltos no ar caiam cada vez mais rápido ou subam cada vez mais devagar (lembra do movimento retardado?). Para entender melhor, a aceleração da gravidade (g) faz com que todos os objetos acelerem na direção da Terra.
Uma coisa muito importante que você precisa saber é que, desprezando os efeitos do ar, todos os objetos caem com a mesma aceleração, ou seja, o valor da aceleração da gravidade é o mesmo para todos os corpos. Na Terra, este valor é de aproximadamente 9,8 m/s2.

Em casos em que um objeto é lançado para cima ou largado de uma certa altura em que ele pode se movimentar livremente sob a ação da gravidade, a sua trajetória será vertical e ele estará submetido a uma aceleração constante g. Isto é, se você soltar uma pedra do topo de um prédio, ela vai se movimentar em linha reta para baixo, descrevendo um movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV).Ou seja, MQL é MRUV com aceleração igual à aceleração da gravidade (a=g), sempre na direção e sentido da Terra.

Para saber mais, veja também:
- Grandezas Físicas e Sistema Internacional de Unidades
- Grandezas Vetoriais e Operações com Vetores
- Conversão de Unidades
- Conceitos de Cinemática: Velocidade e Aceleração
- Movimento Retilíneo Uniforme
- Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
- Movimento Circular Uniforme
- Movimentos Compostos e Lançamento Oblíquo
- Revisão dos Movimentos