Antes de descrevermos o modelo atômico de Ernest Rutherford (1871-1937), vamos falar sobre alguns importantes trabalhos desenvolvidos por ele. Eles serviram de subsídio para o desenvolvimento do seu modelo atômico e vão nos ajudar a compreender melhor a origem das suas ideias.
Descoberta de Diferentes Tipos de Radiação
► Partículas alfa: carregadas positivamente e com massa superior a do elétron;
► Partículas beta: compostas de elétrons (negativos);
► Partículas gama: ondas eletromagnéticas de alta energia.
Experimento de Rutherford
Rutherford bombardeou finas lâminas de metal com radiação do tipo alfa (α). Ele observou que, inicialmente, as partículas alfa atravessavam as lâminas como se estas tivessem imensos espaços vazios. Após um tempo com o equipamento funcionando, ele viu que uma pequena fração das partículas alfa sofriam um desvio na sua trajetória. Além disso, algumas partículas foram rebatidas. Se liga no esquema.

E o que esse comportamento das partículas alfa representou para Rutherford?
► Existem vastos espaços que não impõem barreiras à passagem das partículas alfa. Por isso, muitas partículas atravessaram a lâmina sem desvios;
► As partículas que são desviadas apresentam esse comportamento, pois ocorreu um choque com alguma parte do átomo. Para que a partícula fosse desviada, esse núcleo deveria ter uma massa de mesma ordem de grandeza da massa da partícula.
Foi a partir dessas conclusões que ele conseguiu propor o seu modelo atômico. No modelo de Rutherford, o átomo seria composto por uma região negativa (eletrosfera) contendo pouquíssima massa (maioria das partículas alfa passou pela lâmina e não alterou sua trajetória).
No centro do átomo, existiria um núcleo positivo com praticamente toda a massa do átomo (algumas partículas alfa tiveram sua trajetória desviada e outras foram rebatidas).

Rutherford propôs, com esse modelo, que o átomo seria como o sistema solar, em que o núcleo (pequeno e positivo) representaria o sol, e os elétrons (negativos), os planetas, que ficam girando ao redor do núcleo, numa região chamada de eletrosfera.
► Núcleo pequeno, de carga positiva e com quase toda a massa do átomo;
► Eletrosfera contendo os elétrons (partículas negativas e com
pouquíssima massa);
► Elétrons giram ao redor do núcleo (sistema solar).