Mínimo Múltiplo Comum – MMC

Novamente, essa técnica é aplicada em dois ou mais números, porque não faz sentido fazer o MMC de um número apenas (perceba que existe o “comum” no nome), para saber qual é o menor número múltiplo entre eles. Parece esquisito, mas veja como é simples:

São múltiplos de 3: 0, 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30, …
São múltiplos de 8: 0, 8, 16, 24, 32, 40, …
São múltiplos de 12: 0, 12, 24, 36, …

Perceba que o zero sempre é múltiplo do número, mas ele é desconsiderado na hora em que analisamos qual é o menor múltiplo entre os números, senão a resposta seria sempre zero, o que não resolveria nosso problema. No caso acima, além do zero, o próximo múltiplo encontrado em todos os casos é o número 24, certo? Esse é, portanto, o MMC de 3, 8 e 12, formalmente descrito por MMC (3, 8, 12) = 24. Então, você tomará novamente os três remédios juntos 24 horas depois da primeira dosagem. Veja na tabela de marcações de horários dos remédios como esse resultado é corroborado.

O problema foi resolvido, mas, assim como no MDC, o MMC pode ser facilitado a partir da utilização dos números primos. O procedimento é muito parecido com o que fizemos anteriormente, mas agora não é necessário dividir todos os números ao mesmo tempo e o MMC só é obtido a partir do momento em que o quociente é 1 para todos eles. Não entendeu direito? Vamos montar aquele esqueminha de antes utilizando os números do nosso exemplo:

Vamos iniciar a divisão desses números começando pelo primeiro número possível, o número 2. Como assim? Lembra que não precisamos dividir todos os números simultaneamente no MMC? Então, o número 3 é copiado novamente e os demais são divididos, até que seja possível passar para o próximo número primo e dividi-lo por 3 até chegarmos a todos os quocientes iguais a 1. Acompanhe abaixo. O resultado do MMC será o produto entre os números à direita da linha vertical: 2 x 2 x 2 x 3 = 24, que é o mesmo resultado que encontramos anteriormente, certo?

O resultado do MMC será o produto entre os números à direita da linha vertical: 2 x 2 x 2 x 3 = 24, que é o mesmo resultado que encontramos anteriormente, certo?

Para saber mais, veja também: