

Os movimentos populacionais ocorrem desde os tempos mais remotos pelos mais diversos motivos. As mais constantes migrações internacionais da atualidade têm causas econômicas: consistem em transferências geográficas de força de trabalho de uma economia para outra. Esta força de trabalho se dá em diferentes graus de qualificação, desde trabalhadores não qualificados até indivíduos altamente capacitados; este último fenômeno convencionou-se chamar de fuga de cérebros – indivíduos que saem de países como o Brasil, Índia, Argentina, Chile, Colômbia, e migram para os EUA e países da UE.
Segundo o Relatório do Desenvolvimento Humano, na década de 1990, a população proveniente dos países pobres para os mais ricos aumentou em 23 milhões de pessoas. Hoje, quase 01 de cada 10 pessoas que vivem nestes países nasceu em outro território. O dinheiro enviado pelos imigrantes para suas nações de origem passou de 30 bilhões de dólares, em 1990, para cerca de 100 bilhões, em 2012, aquecendo a economia de muitos países, como El Salvador, onde as remessas chegaram a 13,3% do PIB.
Há, também, importantes fluxos de refugiados, isto é, pessoas que saem do seu país de origem por perseguições religiosas, políticas e raciais – segundo o ACNUR, para 280 pessoas no mundo, 01 é refugiada.
A ONU calcula que por volta de 3% da população mundial vive fora de seu país. Na cidade de Miami (EUA), 59% da população é constituída de imigrantes, enquanto em Los Angeles, no mesmo país, esta cifra chega a 41%. No Canadá, quase metade da população de Toronto (44%) e 37% da população de Vancouver nasceram fora do país. Vale lembrar que os dados oficiais nem sempre correspondem à realidade, pois tem crescido o número de imigrantes ilegais, que ficam fora das estatísticas.
Espacialidade da Migração
► Interna: dentro de uma determinada área, país, região, etc. Se for dentro de um país, a migração pode ser intrarregional ou inter-regional;
► Externa: de fora de um país para dentro e/ou vice-versa.
► Tempo: podem ser permanentes ou temporárias.
► Causas: naturais, econômicas, políticas e culturais; podem ser repulsivas ou atrativas.
Migrações Internas ou Nacionais podem ser:
► Pendulares ou “commuting”: são deslocamentos diários da população entre o local de residência e o local de trabalho e/ou estudo;
► Transumância ou sazonal: são migrações temporárias motivadas por mudanças climáticas, normalmente rural – rural;
► Êxodo rural: nos países desenvolvidos, a principal causa é a mecanização das lavouras; já nos países em desenvolvimento, são a precárias condições de vida no campo e a atração pelas grandes cidades.


Para saber mais, veja também:
- Dinâmica Populacional
- A Transição Demográfica
- Teorias Demográficas
- Pirâmide Etárias
- O Mundo em 2050
- Distribuição da População Ativa por Setores de Atividade
- IDH
- Migrações Externas
- Consequências das Migrações
- Demografia do Brasil: Perfil
- Demografia do Brasil: Gênero e Cor
- Demografia do Brasil: Pirâmide Etária
- Demografia do Brasil: Estrutura e Distribuição da População
- Demografia do Brasil: Migrações Nacionais
- Demografia do Brasil: Migrações Internas
- Demografia do Brasil: Migrações Externas