Ligação Metálica

Modelo “Mar de Elétrons”.

Os átomos dos metais estão organizados de forma que estejam bem próximos, o que origina um retículo cristalino, como já mencionado; esses átomos possuem elétrons de valência que são fracamente atraídos pelo núcleo, de forma que podem ser retirados ou “perdidos” facilmente e, por isso, apresentam a tendência de doar seus elétrons e formar cátions.

Esta peculiaridade dá liberdade aos elétrons para se movimentarem pelo retículo cristalino. Essa movimentação descentraliza a localização dos elétrons de valência em um único átomo e, já que os átomos estão muito próximos, os elétrons livres não se localizam na eletrosfera de determinado átomo, mas formam uma nuvem eletrônica ou densidade eletrônica – ou, ainda, “mar de elétrons” – que é mantida coesa devido ao fato destes elétrons serem simultaneamente atraídos por núcleos de outros átomos próximos.

O metal sólido é organizado por átomos metálicos próximos com elétrons livres formando cátions, mergulhados em um “mar de elétrons”, mas a estrutura do metal sólido resultante é considerada eletricamente neutra.

Modelo “mar de elétrons”.

Se Liga!

Ligação metálica NÃO segue a regra do octeto, pois o modelo das ligações químicas iônicas e covalentes e a regra do octeto não explicam o comportamento dos metais de serem bons condutores de calor e eletricidade, a ductilidade (capacidade de serem deformados e originarem fios) e a maleabilidade (capacidade de serem deformados e originarem lâminas).

Quais características dos materiais metálicos são atribuídas pela ligação metálica?

► Altos pontos de fusão e ebulição, pois o conjunto das ligações metálicas são fortes, de forma que é necessário alta energia para separá-las;

► Aspecto brilhoso;

► Bons condutores de calor e eletricidade, já que os elétrons possuem a liberdade necessária para se movimentar e conduzir energia;

► Alta ductilidade e maleabilidade, pois não é difícil romper uma ligação metálica isolada. Isso pode acontecer ao tornar uma superfície “macia” por submetê-la a uma força ou através de uma colisão com a superfície metálica, caracterizando materiais de fácil deformação.

Para saber mais, veja também: