Leis Ponderais

A ciência começou a se desenvolver pela necessidade de explicar os fenômenos que aconteciam, o que nós chamamos de leis. Os modelos atômicos, por exemplo, são teorias que surgiram para explicar alguns fenômenos.

Aqui nós vamos ver duas leis que são muito importantes nas reações químicas, elas vão nos guiar na hora de estudar uma reação.

Lei de Lavoisier

Uma das leis mais conhecidas popularmente. Lavoisier fez experimentos em recipientes completamente fechados, pesando eles antes e depois das reações com balanças de grande precisão. Assim, ele comprovou que a massa não variava, então enunciou a seguinte lei:

A massa final é sempre igual à massa inicial, dentro de um recipiente fechado em que ocorra uma reação química.

Que é mais conhecida como:

“Na natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma!”

Nós podemos ver, como exemplo, a reação de decomposição da água:

Quando temos como reagente 36g de água, vamos ter como produtos 4g de hidrogênio e 32g de oxigênio, ou seja, a massa dos reagentes é igual a massa dos produtos.

Lei de Proust

Quase na mesma época de Lavoisier, Proust, que também fazia experimentos medindo as massas, viu que as substâncias compostas possuem uma proporção fixa e, então, enunciou:

Uma substância composta é formada por substâncias mais simples sempre na mesma proporção.

Podemos também exemplificar a Lei de Proust com a água, olha só:

Você consegue perceber que existe uma proporção sempre constante? Então, no caso da água, independente da massa que pegarmos, a proporção vai ser 9:1:8.

Para saber mais, veja também: