Introdução à Termoquímica

Quando se fala em energia e suas diversas fontes, o que vem à sua cabeça? Energia elétrica para os eletrodomésticos da sua casa? A queima de combustível de um carro? Um forno a gás? Os alimentos que você ingere para ter disposição? Em todas as formas, a energia é transferida de um meio para outro e muitas reações químicas estão envolvidas na grande maioria destes processos. Ainda, com o aumento populacional e dos problemas ambientais, tem-se buscado cada vez mais fontes energéticas alternativas e sustentáveis. Nesse contexto, a Termoquímica é uma ferramenta poderosa na compreensão dos fenômenos que nos cercam e no desenvolvimento de novas tecnologias.

Definições

Termoquímica

É o estudo das trocas de calor em reações químicas.

Calor

A energia transferida entre corpos (ou meios) espontaneamente devido à diferença de temperatura. Um exemplo típico de calor é a sensação térmica que temos ao tocar uma xícara de café que está a uma temperatura maior do que a nossa temperatura corporal.

Transferência de Energia

A energia é transferida na forma de calor quando há uma diferença de temperatura, fluindo sempre da maior para a menor temperatura. Ainda, sabe-se que existem várias formas de energia, como a potencial, a cinética, a elétrica e a química. A energia pode ser transferida de uma forma para a outra, como, por exemplo: em uma hidrelétrica, onde a energia potencial das quedas d’água é convertida em energia elétrica para abastecer municípios; ou em um carrinho de controle remoto, no qual a energia química das pilhas é convertida em energia cinética para seu movimento.

Para saber mais, veja também: