Estamos começando o conteúdo de Reações Químicas, e aqui vamos falar das reações químicas inorgânicas. Lembra quando estudamos os sais em funções inorgânicas? Falamos que eles eram produtos da reação de um ácido com uma base. Agora, vamos estudar que reação é essa e porque ela acontece. Outro exemplo que temos de reação química é uma combustão, a queima de alguma coisa. Essas reações são simples, mas bem importantes, pois estão muito presentes na nossa vida. Nós vamos ver, por exemplo, as reações que acontecem dentro de uma pilha, que envolvem troca de elétrons e, por isso, geram energia para os aparelhos funcionarem. Bora, então?!
Reações Químicas
Pra começar nossa apostila, antes de falar nos diferentes tipos de reações químicas, nós precisamos entender o que é uma reação química, qual é o seu princípio básico. Lá por volta de 1808, surgiu o primeiro modelo atômico, proposto por John Dalton, em que, além de definir o átomo como uma esfera maciça, que ficou conhecido por bola de bilhar, também definiu reação química. Veja esta imagem:

Para Dalton, reação química era uma reorganização dos átomos e, assim, ele validava as leis ponderais de Lavoisier e Proust, que vamos ver logo mais. Hoje sabemos que reação química é mais que apenas uma reorganização, podemos definir assim:
Reação química é a transformação de uma ou mais substâncias presentes no início da reação em uma, ou mais, novas substâncias que estão presentes no fim da reação, ou seja, é o processo de formação de novas substâncias.
Sempre que houver uma reação química, as propriedades das substâncias vão mudar, pois não há duas substâncias diferentes com todas as propriedades iguais.
Reagentes e Produtos
A mesma reação química que vimos desenhada antes também pode ser expressa como:
2H2 + O2 → 2H2O (equação química)
em que vamos ter o hidrogênio e o oxigênio como reagentes (aqueles que vão reagir e vão se transformar). A água é o produto da reação, o resultado, o que é formado. Então, nós vamos definir reagentes e produtos assim:
Reagentes são as substâncias inicialmente presentes num sistema e que se transformam em outras devido à uma reação química.
Produtos são as novas substâncias produzidas após a transformação dos reagentes, por reação química.
Vamos ver alguns exemplos:

Pra não esquecer:
Reagentes: é o que temos, são gastos, consumidos ou eliminados.
Produtos: é o que queremos, são formados ou produzidos.
Simbologia nas Reações
Nos exemplos que vimos, apareceram alguns símbolos, mas o que eles estão expressando? Que informação nos trazem? Os símbolos são nossa linguagem. Nós podemos descrever uma reação química de duas maneiras, por exemplo:
1ª – O elemento prata reagiu com oxigênio, formando óxido de prata.
2ª – 4Ag + O2 → 2Ag2O
Na primeira maneira, apenas quem sabe o nosso idioma consegue entender o que estamos falando, já a segunda maneira é um padrão internacional, ou seja, quando nos expressamos por símbolos, pessoas de diferentes nacionalidades entendem, já que essa reação é escrita assim em qualquer lugar. Aí que está a importância de nós sabermos o significado dos símbolos. Então vamos ver cada um deles.
Elementos
Os elementos químicos são comumente expressos por um símbolo, que é a primeira ou as duas primeiras letras do nome do elemento em latim e é também a maneira como eles estão representados na tabela periódica.

Quantidades
Numa reação química, nós vamos ter dois diferentes números:
Aqueles que estão na frente das moléculas, chamamos de coeficientes estequiométricos, vão indicar a proporção entre as moléculas que participam da reação química.

Pela reação, vemos que 2 mols de hidrogênio estão reagindo com 1 mol de oxigênio e formando 2 mols de água.
Os números que estão depois dos elementos, chamados de índices, indicam quanto de cada elemento tem na molécula.

A molécula de água é composta por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, assim como o ácido nítrico é composto por um átomo hidrogênio, um de nitrogênio e três de oxigênio.
Como você deve ter percebido, quando o coeficiente ou índice é igual a 1 ele fica subentendido, ou seja, não precisamos escrever ele na fórmula.
Estado Físico
Você também vai encontrar junto com as moléculas algumas letras, sempre depois da molécula e entre parênteses, que vão indicar o estado físico em que a molécula se encontra, são elas:
l – líquido
s – sólido
g – gasoso
v – vapor
aq – aquoso
Desprendimento de Gás
Algumas reações químicas têm a formação de produtos no estado gasoso e, quando esse produto é insolúvel no meio reacional, acontece o que a gente chama de desprendimento de gás, ou seja, o gás, que é bem menos denso que o líquido, sai da solução. Esse desprendimento é representado por uma seta apontando para cima junto ao composto que é desprendido.

Precipitação
Similar ao desprendimento de gás, aqui nós vamos ter a formação de um sólido insolúvel, que vai ser representada por uma seta apontando para baixo.

Aquecimento
O aquecimento é necessário em algumas reações para acelerar a transformação dos reagentes em produtos e é indicado pelo delta (letra grega que é representada por um triângulo) em cima da seta de reação.

Luz
A luz é um grande fornecedor de energia, tanto que quando ficamos expostos ao sol nos queimamos; outro exemplo de reação que acontece com luz é o escurecimento da maçã ou da banana. Quando a luz é utilizada em uma reação, tem-se a letra lambda (λ) em cima da seta reacional.

Reação Reversível
Muitas reações químicas podem acontecer no sentido direto e inverso e indicamos isso com duas setas reacionais sobrepostas, uma para cada sentido.
