Introdução ao Período Composto por Subordinação

E aí, galera do Me Salva! Tudo bem? Prontos para continuar nesse caminho de períodos compostos? Agora nosso trabalho é entender o que é esse tal período composto subordinado que já vimos muito brevemente no capítulo de coordenação! Para quem não sabe o que é isso, parem a leitura e procurem nno livro o capítulo “Pra que serve isso? Coordenação”, pois é imprescindível a leitura desse capítulo antes de iniciar a leitura desta aqui, ok?

Seguindo, então, vamos ler a tirinha abaixo:

Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/10paezinhos/4514868350
Data de acesso: 23/08/2019

A tirinha apresenta orações de períodos compostos, como “Eu não tinha certeza se você iria aparecer”. Analisando a relação criada nessa oração, vemos que ela está desempenhando função de complemento em relação ao substantivo certeza.

Observando a sintaxe do enunciado, vemos que as orações não são independentes, porque a segunda funciona como complemento da primeira, que é a oração principal. Isto é, a segunda oração será a subordinada. Essa relação é estabelecida pela conjunção subordinativa “se”.

Portanto, dizemos que o período composto por subordinação é constituído por uma oração principal à qual se subordinam as demais orações. Devido a essa construção sintática, esse estabelecimento de relações de sentido da oração subordinada serão como os termos da oração principal: sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado, aposto, agente da passiva, adjunto adnominal e adjunto adverbial.

Conjunções

Quando falamos em orações subordinadas, assim como em orações coordenadas, devemos nos ater às conjunções. Essa classe gramatical é importantíssima para a coesão dos enunciados, para os sentidos e ligação dos termos na oração. Por isso, antes de estudarmos cada tipo de oração subordinada, vamos revisar as conjunções subordinativas, beleza?

E aí, lembraram?

Leiam o anúncio abaixo.

Disponível em: www.saude.gov.br/campanhas/15801-hepatites-2013
Data de acesso: 16/03/2019.

Reflita:

a) O período “Se você tem mais de 45 anos, faça o teste de hepatite C.” é composto por subordinação ou coordenação?

b) Como sabemos que é subordinado?

Comentário:

Sabemos que esse período é composto por subordinação, pois há uma dependência das orações: é preciso que ambas estejam ali para que façam sentido. Além disso, há a conjunção “se” que, como vimos no quadro das conjunções, pode ser integrante ou condicional. Quem pensou nesse “se” como integrante está equivocado, pois há uma condição sendo estabelecida na oração. Quando houver dúvidas sobre o que é esse “se”, experimentem trocá-lo por caso. Se com a troca o sentido da oração continuar o mesmo é isso, uma conjunção condicional sendo utilizada.

“Se você tem mais de 45 anos, faça o teste de hepatite C.”

“Caso você tenha mais de 45 anos, faça o teste de hepatite C.”

► Troque o “se” pelo “caso”

► Troque o verbo por presente do subjuntivo

► Se o sentido se mativer o mesmo, se estiver sendo feita uma condição, a conjunção será sempre condicional.

Para saber mais, veja também: