Introdução à Eletrostática e Carga Elétrica

Todos prontos para aprender mais um pedacinho da nossa querida Física? Espero que sim, porque nesta seção vamos começar a estudar a Eletrostática. Mas, espera aí, o que é Eletrostática? Pelo nome, você deve estar pensando que é algo relacionado à eletricidade, certo? Isso está corretíssimo! A Eletrostática é a primeira das três partes da eletricidade que iremos estudar aqui no Me Salva!.

Alguma vez você já passou pela situação de tentar usar aquelas sacolinhas de supermercado e não conseguir porque os dois lados dela pareciam grudados? Ou já reparou em como nosso cabelo fica arrepiado após o pentearmos? Agora, tente adivinhar o que estas duas situações simples têm em comum com os raios que acontecem durante as tempestades. Difícil, né? A resposta disso está justamente no conteúdo que vamos aprender nessa apostila. Todas essas situações são fenômenos eletrostáticos! Incrível como a Física explica coisas que jamais imaginaríamos terem algo em comum, não é?

E aí, pronto para entender como todas essas coisas funcionam? É agora que começa a parte massa do conteúdo! Se prepare e vamos lá!

Carga Elétrica

Vamos começar nossa apostila aprendendo o conceito de carga elétrica. Apesar de ser um assunto novo em nosso estudo, muito provavelmente você já ouviu falar nele, não é? Esse conceito pode parecer meio complicado de entender, pois não conseguimos ver as cargas elétricas com nossos olhos, nem segurá-las em nossas mãos para dizer “olha, estou segurando uma carga elétrica!”. Entretanto, apesar dessa primeira impressão, não há nada de muito complexo no significado de carga elétrica. Assim como a massa, ela simplesmente é uma propriedade que compõe tudo que existe.

Lembra de quando você estudou que a matéria era formada por átomos? Estes átomos não eram formados por prótons, elétrons e nêutrons? Esses prótons e os elétrons são justamente as cargas elétricas que vamos estudar aqui. Os prótons são cargas elétrica positivas e os elétrons são cargas elétricas negativas. Mas o mais interessante vem agora: essas duas cargas possuem o mesmo valor de carga elétrica, apenas com o sinal contrário! O valor destas cargas é chamado carga elementar. A carga elétrica do próton é de, aproximadamente, 1,6 x 10-19C e a carga do elétron é -1,6 x 10-19C. Mas, espera aí! O que significa esse “C” depois dos valores das cargas do próton e do elétron? É a unidade de carga elétrica! No Sistema Internacional, essa unidade é o coulomb (C), em homenagem a Charles Augustin Coulomb, um cientista francês que determinou qualitativamente a força que existe entre cargas elétricas.

Para saber mais, veja também: