Influência da Temperatura em Equilíbrios Químicos

Alteração da Temperatura do Sistema

A variação de temperatura é o único fator externo que, além de provocar deslocamento no equilíbrio químico, também altera o valor de Kc. Em um sistema em equilíbrio sempre temos duas reações: a endotérmica, que pode ser o sentido direto ou o inverso, dependendo do valor de entalpia da reação (ΔHR), e a exotérmica, que será o sentido oposto.

Por convenção, o valor de ΔHR sempre se refere ao sentido direto da reação (lembre-se de que ele pode ser calculado a partir da subtração entre a entalpia de formação de produtos e reagentes). Quando a reação direta é exotérmica, ela libera calor no sentido direto (ΔHR < 0) e absorve no sentido inverso. Quando a reação é endotérmica, ela absorve calor no sentido direto (ΔHR > 0) e libera no sentido inverso.

Para o equilíbrio de síntese da amônia, por exemplo, temos:

O aumento da temperatura desloca a reação no sentido que absorve calor (endotérmico). Nesse caso, esse é o lado dos reagentes. Todavia, a diminuição da temperatura desloca a reação no sentido que libera calor (exotérmico). Para esse exemplo, esse é o lado dos produtos. Podemos também analisar o efeito da temperatura sobre o Kc desse equilíbrio:

Olhe só como fica a influência da temperatura para esse outro exemplo:

Essa reação é endotérmica no sentido direto. Assim, o aumento de temperatura favorece o lado dos produtos enquanto seu decréscimo favorece o dos reagentes. Podemos também prever a influência da temperatura sobre o valor de Kc nesse caso:

Para saber mais, veja também: